By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: CNN Sinais Vitais: chance de ter Alzheimer cresce após 65 anos, diz médica 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > CNN Sinais Vitais: chance de ter Alzheimer cresce após 65 anos, diz médica 
outros

CNN Sinais Vitais: chance de ter Alzheimer cresce após 65 anos, diz médica 

Última atualização: 2 de maio de 2025 16:24
Published 2 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Neurologistas Jerusa Smid e Sonia Brucki também explicaram como vacina contra herpes-zóster diminui chances de desenvolver Alzheimer
Este conteúdo foi originalmente publicado em CNN Sinais Vitais: chance de ter Alzheimer cresce após 65 anos, diz médica no site CNN Brasil.  Saúde, Alzheimer, CNN Sinais Vitais, Dr. Roberto Kalil, Roberto Kalil CNN Brasil

Contents
Leia mais:Dr. Kalil: Saiba quais são os principais fatores de risco do ParkinsonNeurônios conseguem mudar de um tipo para outro, afirma estudo inovadorAnvisa aprova 1º tratamento que promete retardar AlzheimerQuais são os fatores de risco?Nova medicação contra AlzheimerO “CNN Sinais Vitais — Dr. Kalil Entrevista” vai ao ar no sábado, 3 de maio, às 19h30, na CNN Brasil.

O Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum do mundo, segundo informações do Ministério da Saúde. No Brasil, cerca de dois milhões de pessoas convivem com alguma forma de demência. Em uma escala global, a condição afeta mais de 55 milhões de indivíduos, conforme o Relatório Mundial sobre Alzheimer 2024.

O risco de desenvolver a doença aumenta na terceira idade. A neurologista Jerusa Smid, do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas de São Paulo, afirma que isso acontece após os 65 anos.

“Depois dos 65 anos, a gente vai aumentando a chance de ter Alzheimer e vai dobrando a prevalência dessa doença a cada cinco anos etários. Então, por exemplo, de 65 a 70, eu tenho uma chance. Essa chance dobra de 71 a 75 anos e assim por diante”, explicou a neurologista.

Leia mais:

  • Dr. Kalil: Saiba quais são os principais fatores de risco do Parkinson

    Dr. Kalil: Saiba quais são os principais fatores de risco do Parkinson

  • Neurônios conseguem mudar de um tipo para outro, afirma estudo inovador

    Neurônios conseguem mudar de um tipo para outro, afirma estudo inovador

  • Anvisa aprova 1º tratamento que promete retardar Alzheimer

    Anvisa aprova 1º tratamento que promete retardar Alzheimer

Ela é uma das convidadas do Dr. Roberto Kalil, ao lado da também neurologista Sonia Brucki, que coordena o mesmo grupo do qual Jerusa faz parte, para o “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” deste sábado (3).

Kalil ainda discutiu com as neurologistas como a vacina para herpes-zóster, conhecida como Zostavax, diminui as chances de desenvolver Alzheimer. A imunização é indicada para todas as pessoas acima de 50 anos, exceto imunossuprimidos, gestantes, pessoas com alergia grave a algum dos componentes da vacina e pessoas com tuberculose ativa não tratada.

“Já há alguns anos, estudos têm mostrado que quem se vacina para herpes-zóster teria menor chance de ter doença de Alzheimer. E vários estudos viram que, realmente, a prevalência naqueles que foram acompanhados ao longo dos anos, quem tomava a vacina tinha quase 50% de redução do risco”, explicou Brucki.

E completou: “Então, é uma coisa que agrega mais a todos esses fatores de bem-estar para prevenção da demência”.

Quais são os fatores de risco?

Os fatores de risco para desenvolver Alzheimer são vários, sendo que apenas 3% dos casos estão associados à genética, considerados muito raros, afirmou Smid. “São casos familiares que acontecem geralmente bem antes dos 60 anos”, completou.

Alguns dos fatores de risco mais importantes, segundo Brucki, incluem “hipertensão, diabetes, fatores de risco vasculares, apneia do sono, depressão — principalmente depressão que se inicia já no adulto mais idoso —, sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, isolamento social”. Por isso, prevenir Alzheimer passa por um estilo de vida saudável, afirmou a médica.

As neurologistas também discutiram como o fator social pode aumentar as chances de desenvolver Alzheimer. “Um grande fator de risco é a escolaridade. Então, em uma população analfabeta, a prevalência é maior e a doença chega mais cedo”, explicou Smid.

Ela ainda disse que “o indivíduo que não tem atenção primária, não cuida da pressão alta, do diabetes, do coração, não faz atividade física, não se alimenta adequadamente, tem a dieta com ultraprocessados, que também está associada à demência” tem mais chances de desenvolver Alzheimer.

Para Brucki, a união desses fatores “leva a uma formação não tão adequada da nossa reserva cognitiva”, responsável por aumentar o número de sinapses. “Os neurônios vão aumentando seus brotamentos e tudo isso vai conferindo uma rede muito mais forte para você lutar contra a doença”, completou.

Segundo ela, há evidências que mostram que o analfabetismo pode dobrar o risco de demência em relação a pessoas com pelo menos um ano de escolaridade.

“Na América Latina, alguns estudos viram que indivíduos com um ano ou mais de escolaridade têm por volta de 10% de demência; o analfabeto tem 20%”, disse.

Nova medicação contra Alzheimer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento Kisunla (donanemabe), da farmacêutica Eli Lilly do Brasil, para o tratamento de Alzheimer em sintomas iniciais. Essa é a primeira medicação sancionada que promete retardar a progressão da doença em adultos sintomáticos.

“É usado para poucos casos, casos muito no início, uma demência leve, ou o que a gente chama de comprometimento cognitivo leve, que é um estágio antes de o indivíduo perder a autonomia”, explicou Smid.

Brucki afirmou que nem todos os pacientes diagnosticados com Alzheimer podem utilizar a medicação devido aos possíveis efeitos colaterais graves que o remédio pode causar.

“Indivíduos com hipertensão descontrolada não podem utilizar, com anticoagulação, indivíduos que tiveram AVC no último ano, por exemplo”, finalizou Brucki sobre quem não pode tomar a medicação.

O “CNN Sinais Vitais — Dr. Kalil Entrevista” vai ao ar no sábado, 3 de maio, às 19h30, na CNN Brasil.

Anvisa aprova 1º tratamento que promete retardar Alzheimer

Este conteúdo foi originalmente publicado em CNN Sinais Vitais: chance de ter Alzheimer cresce após 65 anos, diz médica no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

A transformação climática e ESG no sistema nacional de seguros privados

Conar e a publicidade brasileira: tendências, decisões e impactos

O que se sabe sobre o ataque com vítimas em universidade nos EUA 

Astrologia: como sobreviver às confraternizações de fim de ano sem tretas 

Os três perfis de cadeia de negócios que precisam ser sustentados no Norte 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Lula deve enviar projetos prioritários do governo na próxima semana 

3 de fevereiro de 2025
Ofertas do dia: descontos de até 55% no Galaxy S23 Ultra da Samsung
Mulher é esfaqueada 15 vezes, liga para o 190 e marido é preso
Doces com tipo de pó decorativo ou glitter estão proibidos pela Anvisa 
Condições degradantes: Babá é resgatada de trabalho escravo em bairro nobre; saiba mais
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?