Teólogo e pesquisador, Raylson Araújo explica os ritos da Igreja Católica e o processo de escolha do novo papa
Este conteúdo foi originalmente publicado em CNN tem especialista em Vaticano para cobertura do conclave no site CNN Brasil. Internacional, Conclave, Igreja Católica, Papa, Vaticano CNN Brasil
Para fortalecer a cobertura do conclave que escolherá o novo papa, a CNN Brasil contará com análises do especialista em Vaticano Raylson Araújo, a partir desta quarta (7).
Ele fará comentários no programa “Conclave: A Sucessão”, apresentado por Renan Fiúza e exibido todos os dias, das 3h às 6h, até que um novo pontífice seja escolhido.
Teólogo e mestrando em Teologia Pastoral pela PUC-SP, Araújo estuda o pontificado do papa Francisco e seu diálogo com a sociedade, além de temas como evangelização digital.
O pesquisador integra o Grupo de Pesquisa José Comblin (PUC-SP) e é membro da Comissão Episcopal Juvenil da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Também faz parte da cobertura a jornalista Priscila Yazbek, que acompanha de Roma (Itália) todas as novidades do conclave com apoio da CNN Internacional.
O movimento complementa a oferta de conteúdo multiplataforma do canal de notícias, com TV, portal e redes sociais, durante a escolha do novo líder da Igreja Católica.
Conclave
O conclave para eleger o próximo papa começou nesta quarta-feira (7), no Vaticano. Ao todo, 133 cardeais participam da votação secreta que escolherá o novo líder da Igreja Católica.
Os clérigos ficam em isolamento e não devem se comunicar com pessoas de fora do Vaticano. Serão instalados, inclusive, bloqueadores de celular.
Assim, uma chaminé foi posicionada na Capela Sistina, onde ocorrem as votações.
Se a fumaça que sair dela for preta, isso significa que os cardeais não chegaram a um consenso. Se a fumaça for branca, isso indica que um novo papa foi eleito.
Previsão de horários para fumaças do conclave
Veja abaixo a previsão de horário do término de votações do conclave e quando a primeira fumaça deve sair da chaminé da Capela Sistina.
Abaixo estão os horários de Brasília. Eles podem sofrer alterações, dependendo de quanto durarem os ritos e as votações em si.
Quarta-feira (7)
- 11h30 – Entrada na Capela Sistina, juramentos coletivos e individuais. Após o fechamento das portas, há um discurso dentro da capela, abertura para possíveis perguntas e, em seguida, votação
- 14h – Previsão para que primeira fumaça saia da chaminé da Capela Sistina
Quinta-feira (8)
- 5h30 – Fim de votação; só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
- 7h00 – Fim de segunda votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
-
12h30 – Fim de votação; novamente, só haverá fumaça se de fato um papa for eleito
-
14h00 – Fim de nova votação e, caso não haja papa, a fumaça preta sairá da chaminé
Caso não haja um papa eleito na quinta-feira, novas votações devem acontecer nos dias seguintes.
Este conteúdo foi originalmente publicado em CNN tem especialista em Vaticano para cobertura do conclave no site CNN Brasil.