By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: CNSaúde vai ao STF contra IRPJ e CSLL sobre Selic em depósitos judiciais
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > CNSaúde vai ao STF contra IRPJ e CSLL sobre Selic em depósitos judiciais
outros

CNSaúde vai ao STF contra IRPJ e CSLL sobre Selic em depósitos judiciais

Última atualização: 13 de maio de 2025 07:34
Published 13 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) protocolou um pedido de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a incidência de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre a Selic aplicada à devolução de depósitos judiciais. A ADI 7813, que trata do tema, foi protocolada em 2 de maio, e tem como relator o ministro Nunes Marques.

Contents
Esta reportagem foi antecipada a assinantes JOTA PRO Tributos no dia 6/5. Conheça a plataforma do JOTA de monitoramento tributário para empresas e escritórios, que traz decisões e movimentações do Carf, STJ e STFAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailInscreva-se no canal de notícias tributárias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões!

Esta reportagem foi antecipada a assinantes JOTA PRO Tributos no dia 6/5. Conheça a plataforma do JOTA de monitoramento tributário para empresas e escritórios, que traz decisões e movimentações do Carf, STJ e STF

Segundo a CNSaúde, ao entender que essa parcela de correção representa acréscimo patrimonial, a Receita Federal viola os princípios da isonomia, da legalidade tributária, da capacidade contributiva e da vedação ao confisco. Para a entidade, a correção pela Selic é, na verdade, uma recomposição do patrimônio do contribuinte, que teve valores retidos no decorrer do processo.

Os depósitos judiciais são utilizados por contribuintes para suspender a exigibilidade de tributos durante discussões judiciais com o fisco. Se as companhias obtêm decisão favorável, os valores são devolvidos com correção pela Selic. No entanto, a Receita Federal entende que essa correção está sujeita à incidência de IRPJ e CSLL.

Na ação, a CNSaúde sustenta que o levantamento desses depósitos só ocorre quando há decisão judicial definitiva reconhecendo a ilegalidade da cobrança. Ou seja, trata-se de uma devolução determinada por trânsito em julgado, na qual o Judiciário reconhece que o fisco atuou em desacordo com a Constituição ou a lei.

Breno Vasconcelos, do escritório Mannrich e Vasconcelos Advogados, que assina a petição, explica que a confederação defende a aplicação das razões de decidir do Tema 962, no qual o STF afastou a incidência de IRPJ e CSLL sobre a Selic recebida na repetição de indébito após o levantamento de depósitos judiciais. Segundo ele, as situações têm fundamento nos mesmos dispositivos legais, decorrem de um ato ilícito da Fazenda Pública reconhecido judicialmente e resultam na devolução de valores ao contribuinte corrigidos pela Selic.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

“O ato ilícito que é cometido pela Fazenda ao cobrar um tributo indevido é o que leva a uma repetição de indébito ou então a um depósito judicial: eu estou sendo cobrado, discuto judicialmente e, para obter certidão de regularidade fiscal, deposito em juízo. Após o trânsito em julgado, em que a decisão disse que houve um ato ilícito, eu tenho a devolução. Então, a identidade causal é a mesma. Eu só consigo levantar o depósito ou repetir um indébito quando o Poder Judiciário reconhece um ato ilícito da Fazenda Pública”, disse.

Ele acrescenta ainda que, além dessa identidade normativa e jurídica, a ação demonstra que também há semelhanças econômicas e orçamentárias entre os dois casos. Nas duas hipóteses, os valores só são devolvidos após trânsito em julgado favorável ao contribuinte e representam uma antecipação de recursos ao Estado, com impacto direto no caixa das empresas. Do ponto de vista orçamentário, tanto o valor pago quanto o valor depositado vão para a conta única do Tesouro Nacional.

Inscreva-se no canal de notícias tributárias do JOTA no WhatsApp e fique por dentro das principais discussões!

A entidade pede concessão de medida cautelar para suspender a cobrança sobre a Selic incidente em depósitos judiciais realizados até 15 de setembro de 2024, data em que entrou em vigor a Lei 14.873/2024, que alterou o índice de correção aplicável a esses depósitos. A ação é assinada pelo escritórios Mannrich e Vasconcelos e Mudrovitsch Advogados, e ainda não há data para julgamento.

A relatoria foi distribuída ao ministro Nunes Marques por prevenção, uma vez que ele também conduz a ADI 7551, que discute a nova sistemática de tributação das subvenções fiscais estabelecida pela Lei 14.789/23. Essa norma determina que os benefícios estaduais deixem de ser abatidos da base de cálculo do IRPJ, CSLL, PIS e Cofins, sendo convertidos em crédito fiscal limitado às subvenções para investimento.

You Might Also Like

Com cachê de R$ 100 mil, Oh Polêmico puxa trio para cerca de 100 pessoas na Micareta de Lauro de Freitas; veja vídeo

“Nunca mediu esforços para trabalhar pela Bahia”, diz Jerônimo no velório de Alan Sanches

BBB 26: Milena recebe punição gravíssima e gera discussão generalizada 

‘Salvador mais verde está em risco’, afirma Olga Pontes, do SOS Morro do Ipiranga

Uso de IA por jovens para saúde mental pode levar a dependência e solidão 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Dirigente do PL reage a cassações de Eduardo e Ramagem: “são perseguidos políticos”

19 de dezembro de 2025
Liz Hurley posa nua ao comemorar chegada dos 60 anos 
Membro do PCC, que pretendia dominar tráfico de drogas e armas em cidade baiana, é localizado durante operação
“MasterChef Confeitaria” revela participantes e data de estreia; veja 
Homem morre após cair de asa delta numa altura de 200 metros; confira
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?