Estimativa desconsidera previdência complementar pela imprevisibilidade do impacto relacionado ao aumento do IOF em 2025 Negócios, CNN Brasil Money, Seguradoras CNN Brasil
A CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras) anunciou nesta quinta-feira (11) projeção de 8% para o mercado segurador em 2026. A estimativa, entretanto, exclui os produtos previdenciários em razão da falta de clareza do impacto ocasionado pela alta do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) neste ano.
“É um crescimento espalhando nos mais diversos produtos, o único produto que tem um pouco de ressalva é o rural, porque é um produto que depende de recursos do governo, e esses recursos ainda estão incertos”, afirmou ao CNN Money Dyogo Oliveira, presidente da CNSeg.
A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2026, aprovada pelo Congresso Nacional em 4 de dezembro, incluiu uma blindagem contra o contingenciamento de recursos das agências reguladoras e do seguro rural.
No entanto, apesar da aprovação no Congresso, o setor aguarda com cautela a sanção ou veto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Dyogo Oliveira deixou claro que sem o apoio do governo ao seguro rural, muitos agricultores deixam de contratar seguros, expondo-se a riscos climáticos e de mercado.

