By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: CNU 2 inova com ação afirmativa para mulheres na segunda fase
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > CNU 2 inova com ação afirmativa para mulheres na segunda fase
outros

CNU 2 inova com ação afirmativa para mulheres na segunda fase

Última atualização: 30 de junho de 2025 19:13
Published 30 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) vai introduzir uma ação afirmativa para promover a igualdade de gênero na segunda fase da prova: quando menos de 50% das pessoas classificadas para a segunda fase forem mulheres, candidatas adicionais serão incluídas até que se atinja a paridade. A regra vale tanto para ampla concorrência como para as cotas (negras, indígenas, quilombolas e de pessoas com deficiência) e será aplicada por cargo e especialidade, com base nos resultados da prova objetiva.

Contents
Quer acompanhar os principais fatos ligados ao serviço público? Inscreva-se na newsletter Por Dentro da MáquinaConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasEnap na governança

A nota final continuará sendo composta pela soma das notas objetiva, discursiva e de títulos, quando houver. O edital do certame será publicado na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (30/6).

Quer acompanhar os principais fatos ligados ao serviço público? Inscreva-se na newsletter Por Dentro da Máquina

“Não é uma reserva de vagas. Quem vai ser aprovado, é quem teve a maior final”, afirmou a ministra de Gestão e Inovação Esther Dweck a jornalistas em coletiva de imprensa com a participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

“Nenhum homem classificado deixará de entrar. Todos os homens que passaram vão continuar. Agora, a diferença é que a gente vai chamar mais mulheres para completar e ter exatamente o mesmo número de homens e mulheres fazendo a prova discursiva em cada cargo e também em cada modalidade”, completou Dweck.

A chefe do MGI disse ainda que não há qualquer receio de que a medida possa ampliar a judicialização do certame e que o ministério está “tranquilo” quanto à segurança jurídica da decisão.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

O concurso, que será realizado em outubro e dezembro, também consolida as mudanças trazidas pela nova Lei de Cotas. Haverá elevação do percentual para pessoas negras (de 20% para 25%) e a introdução de cotas específicas para indígenas (3%) e quilombolas (2%). É mantida a cota de 5% para pessoas com deficiência. Quando o número de vagas por cargo não for suficiente para garantir a reserva proporcional, será realizado sorteio entre os candidatos para definir o enquadramento nas cotas.

Enap na governança

Nesta edição, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) passará a ser responsável pela gestão e execução do concurso, incluindo as inscrições e a divulgação dos resultados. O MGI permanece como formulador da política pública de concursos.

A estrutura do CNU também foi redesenhada. A prova discursiva, que compõe a segunda fase, ocorrerá em data posterior à prova objetiva — apenas para os candidatos classificados entre os nove primeiros colocados por vaga, respeitando os critérios de cotas e as regras de paridade de gênero.

Outra novidade é a convocação para confirmar o interesse nas vagas. Assim que a primeira lista de classificação for divulgada, prevista para 30 de janeiro de 2026, os candidatos deverão informar se desejam seguir no processo para o cargo para o qual foram aprovados.

Ao todo, serão ofertadas 3.652 vagas em 32 órgãos federais — 2.480 imediatas (1.972 de nível superior e 508 de nível intermediário) e 1.172 com provimento a curto prazo, concentradas principalmente nas áreas de apoio administrativo. Segundo Dweck, essa é uma das áreas mais críticas em termos de carência de pessoal e alto risco de aposentadorias, com quadros envelhecidos e conhecimentos técnicos que não são facilmente substituíveis.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro, no período da tarde, com duração de 5 horas para cargos de nível superior e 3h30 para os de nível intermediário. Já a prova discursiva será aplicada no dia 7 de dezembro, também à tarde. Para nível superior, serão duas questões dissertativas. Para nível intermediário, uma redação argumentativa.

As inscrições ficarão abertas de 2 a 20 de julho, com taxa única de R$ 70. Terão direito à isenção candidatos inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, bolsistas do ProUni e beneficiários do FIES. Os pedidos devem ser feitos até 8 de julho. Leia a relação de cargos neste link e veja o cronograma neste link.

You Might Also Like

Alcolumbre e Pacheco tem segurança reforçada; saiba motivo

Bruna Biancardi mostra 1° encontro de Mavie com irmã caçula; veja vídeo

Equipe atualiza estado de saúde de Edu Guedes após cirurgia de câncer 

Israel ordena a retirada do sul de Gaza em meio a intensificação de ataques 

Bruna Biancardi mostra Mavie conhecendo Mel, 2ª filha com Neymar; veja 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Preta Gil vai à praia pela primeira vez após alta: “Melhor do que eu sonhei”

5 de março de 2025
Caso Gritzbach: Justiça mantém prisão de PMs após audiência de custódia 
Concorrência desleal! Alerrandro desperta interesse de gigante do futebol brasileiro e renovação com o Vitória complica; entenda
Jair Bolsonaro conquista primeiro lugar em concurso público; entenda
Carf permite depreciação acelerada à cultura de cana-de-açúcar
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?