Inscrições vão de 14 a 25 de julho; estudantes do Enade participam automaticamente e com isenção Finanças, Concurso, concursos públicos, INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) CNN Brasil
Nesta terça-feira (17), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital da Prova Nacional Docente (PND) 2025 no Diário Oficial da União.
A PND será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal, no dia 26 de outubro.
As inscrições para a edição de 2025 da PND estarão abertas de 14 a 25 de julho e deverão ser feitas exclusivamente pelo sistema da própria PND.
Os professores podem utilizar o resultado da PND como nota de seleção para participar de concursos públicos ou processos seletivos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que optarem por utilizar o resultado da PND como etapa classificatória.
O exame também tem como objetivo avaliar a formação de estudantes das licenciaturas.
“A prova subsidiará os entes federativos nos seus processos de seleção e de ingresso no magistério da educação básica pública. Além disso, contribuirá para a melhoria da qualidade da docência e da formação dos professores”, escreveu o Inep em nota à imprensa.
Quem pode participar?
Estudantes que estão concluindo cursos de licenciatura e que estão inscritos no Enade 2025 podem participar da Prova Nacional de Desempenho (PND) de forma automática, sem precisar fazer uma nova inscrição, e também ficam isentos de pagar a taxa.
Para os demais interessados em utilizar o resultado da PND como critério de classificação em concursos públicos ou processos seletivos realizados pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal ou pelos municípios, é necessário fazer a inscrição individualmente.
Taxa de inscrição
A taxa de inscrição é de R$ 85 e precisa ser paga até o dia 31 de julho, usando uma Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).
Estudantes habilitados e inscritos no Enade 2025 pelas suas instituições de ensino, em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no CadÚnico, ou doadores de medula óssea cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, poderão solicitar a isenção da taxa.
Os pedidos de isenção podem ser feitos entre os dias 30 de junho e 4 de julho, também pelo mesmo site onde as inscrições serão realizadas.
Veja o cronograma:
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 30 de junho a 4 de julho
- Inscrição: 14 a 25 de julho
- Solicitação de atendimento especializado e nome social: 14 a 25 de julho
- Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho
- Aplicação da prova: 26 de outubro
- Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro
- Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro
- Resultado final da prova: 10 de dezembro
68% dos trabalhadores estão insatisfeitos com salário, diz Serasa