By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Código Florestal: o Brasil diante da encruzilhada entre retrocesso e liderança climática
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Código Florestal: o Brasil diante da encruzilhada entre retrocesso e liderança climática
outros

Código Florestal: o Brasil diante da encruzilhada entre retrocesso e liderança climática

Última atualização: 10 de julho de 2025 05:30
Published 10 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A lei de proteção da vegetação nativa (12.651/2012), conhecida como Código Florestal, é uma das políticas ambientais mais importantes do Brasil e do mundo. Ele estabelece as regras para uso da terra em áreas privadas, define limites para desmatamento e orienta ações de recuperação ambiental.

Se plenamente implementada, tem o potencial de restaurar milhões de hectares de vegetação nativa, proteger florestas, conservar recursos hídricos e consolidar uma agricultura mais sustentável. No entanto, mais de uma década após sua aprovação, a lei ainda não saiu do papel em grande parte do país.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A baixa implementação do Código Florestal não é uma questão apenas burocrática, é também um problema estrutural que compromete metas nacionais de clima, biodiversidade e produção sustentável. Estamos em 2025, a cinco anos do prazo que o Brasil assumiu para zerar o desmatamento e restaurar 12 milhões de hectares, conforme sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) no Acordo de Paris. Esse compromisso não será cumprido sem a efetiva aplicação do Código Florestal.

Reconhecer a centralidade da regularização fundiária no ordenamento territorial é indispensável para destravar a implementação do Código Florestal. Sem segurança jurídica sobre a posse e os limites dos imóveis, não é possível aplicar as regras, assegurar a função ambiental das propriedades nem integrar conservação e produção nos territórios.

A ausência de regularização paralisa a governança ambiental e bloqueia o acesso a políticas públicas, crédito rural e inclusão produtiva, especialmente para agricultores familiares e comunidades tradicionais.

Mesmo com alguns avanços recentes, como investimentos em conservação, boas práticas produtivas, iniciativas de manejo de incêndios florestais e reconhecimento de direitos territoriais, esses esforços ainda são tímidos diante da escala do desafio. A pressão global pela produção de carne bovina, soja, cacau e outras commodities continua a impulsionar o desmatamento, alimentada por um sistema econômico que, muitas vezes, desconsidera os limites ecológicos.

Por outro lado, iniciativas de compromissos empresariais com cadeias de fornecimento livres de desmatamento têm apresentado bons resultados e precisam ser reconhecidas como parte da solução. Esses compromissos, somados à implementação de políticas públicas, como o Plano de Prevenção e Combate do Desmatamento da Amazônia (PPCDAm); aplicação de leis ambientais; condições climáticas favoráveis; e mobilização da sociedade civil, foram determinantes para as quedas nos índices de desmatamento em momentos anteriores. Precisamos reforçar e ampliar essas frentes de ação.

A realização da COP30, em Belém, coloca os holofotes globais sobre a Amazônia e oferece uma oportunidade histórica. O Brasil, como país anfitrião e detentor da maior extensão de florestas tropicais do planeta, tem a chance de mostrar ao mundo que é possível conciliar produção com proteção, e que já possui, em sua legislação, os instrumentos necessários para isso.

A conferência será um momento de balanço. Estaremos na metade do caminho para 2030 e precisaremos avaliar com honestidade quais instrumentos estão funcionando, quais precisam ser reforçados e quais barreiras ainda bloqueiam a mudança estrutural necessária. A perda florestal voltou a crescer em 2024, tornando a curva até 2030 ainda mais íngreme. Não podemos nos dar ao luxo de perder mais tempo.

A implementação do Código Florestal é a chave para destravar o futuro climático do Brasil. Ele pode consolidar uma nova economia florestal e rural, com base em segurança jurídica, uso sustentável da terra, justiça socioambiental e fortalecimento de quem vive e protege a floresta.

O desafio não é apenas técnico ou financeiro, é político e ético. O Brasil tem à disposição um dos marcos legais mais robustos do mundo para conciliar produção e conservação, mas precisa sair da retórica e investir em sua plena implementação. Isso exige coragem institucional, articulação entre setores e um novo pacto federativo em torno da floresta conservada.

A COP30 será uma oportunidade decisiva para reposicionar nossas políticas públicas e transformar instrumentos como o Código Florestal em ferramenta estratégica para cumprir nossas metas climáticas e enfrentar o desmatamento, com impacto direto na resposta global à crise climática.

You Might Also Like

Tempestades de neve deixam ao menos 30 mortos no Japão 

BRB coloca carteira do Master à venda; presidente negocia na Faria Lima

BBB 26: Tadeu cita “Bridgerton” durante discurso de eliminação de Brigido 

Mulher de Henrique, da dupla com Juliano, é solta após pagar fiança nos EUA 

BBB 26: Alberto Cowboy troca R$10 mil por informação privilegiada no jogo 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Saiba quem é a sargento da Marinha baleada com a família

12 de agosto de 2025
Confira 5 filmes que completam 25 anos em 2025 
Justiça proíbe atuação de empresas de “fretamento colaborativo” de ônibus no DF
Câmara dos Deputados avança para equiparar crimes de facções e milícias ao terrorismo
Grêmio x Juventude: horário e onde assistir ao jogo do Gaúcho 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?