By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Colômbia: Presidente promete “caçar” responsável por balear rival político 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Colômbia: Presidente promete “caçar” responsável por balear rival político 
outros

Colômbia: Presidente promete “caçar” responsável por balear rival político 

Última atualização: 8 de junho de 2025 06:30
Published 8 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Adolescente de 15 anos foi preso após ataque a tiros contra senador colombiano Miguel Uribe  Internacional, Ataque a tiros, Colômbia, Gustavo Petro CNN Brasil

Contents
Leia MaisTrump mobiliza Guarda Nacional após 2º dia de protestos em Los AngelesIsrael bombardeia alvos do Hezbollah no sul de BeiruteCriança bate carro que estava exposto em shopping de SPUma família políticaCondenação internacional

O senador colombiano Miguel Uribe, candidato à Presidência, está em estado crítico no hospital após ser baleado em um evento em Bogotá, supostamente por um adolescente de 15 anos.

O senador de 39 anos, do Centro Democrático, maior partido de oposição do país sul-americano, de centro-direita, havia manifestado sua intenção de concorrer às eleições do próximo ano.

Ele foi baleado duas vezes na tarde de sábado (7) no distrito de Fontibón, na capital, de acordo com a Procuradoria-Geral da República. A polícia informou que o jovem de 15 anos portava uma pistola Glock quando foi preso.

Leia Mais

  • Trump mobiliza Guarda Nacional após 2º dia de protestos em Los Angeles

    Trump mobiliza Guarda Nacional após 2º dia de protestos em Los Angeles

  • Israel bombardeia alvos do Hezbollah no sul de Beirute

    Israel bombardeia alvos do Hezbollah no sul de Beirute

  • Criança bate carro que estava exposto em shopping de SP

    Criança bate carro que estava exposto em shopping de SP

Imagens de vídeo mostraram o senador discursando para uma multidão antes de vários estrondos. Ele foi visto caído no chão enquanto as pessoas ao seu redor fugiam. Policiais e civis o levaram às pressas para uma ambulância.

O partido de Uribe informou que ele foi baleado nas costas enquanto participava de um evento de campanha.

Em uma declaração transmitida na noite de sábado, o presidente colombiano Gustavo Petro condenou o ataque e prometeu “caçar” os responsáveis, sugerindo que outros criminosos podem estar envolvidos.

“Nenhum recurso deve ser poupado, nem um único peso ou um único momento de energia, para encontrar o cérebro… Onde quer que eles vivam, seja na Colômbia ou no exterior”, disse Petro.

O presidente colombiano apontou para um padrão de criminosos colombianos que se aproveitam de menores de idade e prometeu uma investigação independente para determinar os “autores intelectuais” do ataque — especulando que pode haver uma ligação com “chefes do crime” responsáveis ​​por vários assassinatos políticos no país.

Ele expressou esperança de que o senador da oposição sobreviva e disse que a política deve ser “livre de violência”.

A esposa de Uribe, Maria Claudia Tarazona, publicou uma mensagem no X pedindo orações por sua recuperação.

“Miguel está lutando por sua vida neste momento. Peçamos a Deus que guie as mãos dos médicos que o estão tratando”, escreveu.

A Fundação Santa Fé de Bogotá, hospital onde ele está sendo tratado, informou que ele está passando por “procedimentos neurocirúrgicos e vasculares periféricos”.

“O estado de Uribe é estável, ainda em estado crítico”, disse a Procuradora-Geral Luz Adriana Camargo à emissora de TV local Caracol TV.

Uma família política

Uribe vem de uma proeminente família política colombiana. Ele é neto de Julio César Turbay Ayala, que governou o país de 1978 a 1982 e faleceu em 2005.

A mãe do jovem político era Diana Turbay, uma jornalista sequestrada por traficantes do cartel de Medellín, sob o comando de Pablo Escobar, e assassinada durante uma operação de resgate em 1991. Sua avó, Nydia Quintero de Balcázar, é a fundadora da organização Solidariedade pela Colômbia.

O graduado em Harvard ingressou no Senado em 2022, após uma carreira na política local de Bogotá.

Ele é identificado com a ala direita da política colombiana, como porta-estandarte do Centro Democrático, defensor da segurança e do investimento estrangeiro.

Em outubro de 2024, ele anunciou sua candidatura presidencial no local onde sua mãe foi assassinada, afirmando que a morte dela moldou sua vida. “Eu poderia ter crescido buscando vingança, mas decidi fazer a coisa certa: perdoar, mas nunca esquecer”, disse ele.

Com a campanha presidencial ainda em seus estágios iniciais, o Centro Democrático ainda não escolheu seu candidato oficial.

Condenação internacional

O ataque foi condenado pelo governo colombiano e pelo Centro Democrático, bem como por ex-presidentes e líderes mundiais.

Antes do discurso de Petro, a presidência divulgou um comunicado condenando o ataque de forma “categorial e contundente”.

“Este ato de violência é um atentado não apenas à integridade pessoal do senador, mas também à democracia, à liberdade de pensamento e ao exercício legítimo da política na Colômbia”, afirmou a Presidência.

O ministro da Defesa, Pedro Sánchez Suárez, também anunciou uma recompensa de US$ 3 bilhões (US$ 730.000) por informações que ajudem as autoridades a rastrear os responsáveis ​​pelo ataque.

O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que Washington condenou o ataque “nos termos mais fortes possíveis”, chamando-o de “uma ameaça direta à democracia”. Ele atribuiu o ataque à “violenta retórica esquerdista vinda dos mais altos escalões do governo colombiano” e instou as autoridades colombianas a conterem “a retórica inflamatória”.

O Presidente Petro afirmou posteriormente que rejeitava tentativas “oportunistas” de usar o ataque para “fins políticos”.

O partido Centro Democrático de Uribe classificou o tiroteio como “um ato de violência inaceitável”.

“Rejeitamos veementemente este ataque, que não só coloca em risco a vida de um líder político, mas também ameaça a democracia e a liberdade na Colômbia”, afirmou em um comunicado.

Pelo menos quatro ex-presidentes – Ernesto Samper, Álvaro Uribe Vélez, Juan Manuel Santos e Iván Duque – emitiram condenações. O Centro Democrático é o partido de Uribe e Duque.

O presidente equatoriano, Daniel Noboa, enviou suas orações à família de Uribe, acrescentando que “condenamos todas as formas de violência e intolerância”.

No final da década de 1980 e início da década de 1990, quando a mãe de Uribe foi assassinada, a Colômbia viveu um de seus piores períodos de violência política, com o assassinato de vários candidatos presidenciais.

Uribe é um membro proeminente de uma nova geração de políticos descendentes de vítimas dessa violência, juntamente com o atual prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, filho do ex-líder liberal Luis Carlos Galán, assassinado em 1989.

Uma das maiores rivais de Uribe no Senado, María José Pizarro, é filha de Carlos Pizarro Leongómez, assassinado em 1990 enquanto concorria à presidência pelo partido de esquerda M-19.

 

You Might Also Like

Quando a gravidez natural não acontece: como fertilização amplia chances 

Após pauta econômica, governo tem pendência na segurança e 6×1 no Congresso 

Cúpula do Mercosul reúne Lula, Milei e vizinhos em meio à frustração com UE 

Militares, agro e creches: os planos de Trump para o dinheiro do tarifaço 

Entenda os próximos passos após Moraes autorizar cirurgia de Bolsonaro 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Feira Baiana da Agricultura Familiar chega à 16ª edição com novidades gastronômicas e shows em Salvador

10 de dezembro de 2025
Black Friday: especialista dá dicas de como se proteger de golpes virtuais 
Ronaldinho vai a Salvador para curtir Carnaval no “Bloco do Bruxo” 
“Peaky Blinders brasileiro”: grupo extorquia e ameaçava lojistas em MT 
Craques do futebol mundial promovem seletivas para jovens atletas no Brasil 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?