By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Com análise de vetos e criação de CPMI, Congresso tem sessão nesta terça 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Com análise de vetos e criação de CPMI, Congresso tem sessão nesta terça 
outros

Com análise de vetos e criação de CPMI, Congresso tem sessão nesta terça 

Última atualização: 17 de junho de 2025 04:00
Published 17 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Sessão conjunta de deputados e senadores será realizada em meio a impasse sobre aumento do IOF; pedido de abertura da CPMI do INSS deve ser lido  Política, -agencia-cnn-, Congresso Nacional, CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), CPMI do INSS, Davi Alcolumbre, Randolfe Rodrigues, Veto presidencial CNN Brasil

O Congresso realiza nesta terça-feira (17) sessão para a análise de vetos presidenciais do governo Lula. Na reunião conjunta de deputados e senadores, também é esperada a leitura da criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes no INSS.

A sessão será realizada em meio à insatisfação de parlamentares com medidas do Executivo de aumento de impostos. Nos últimos dias, integrantes da base governista intensificaram as articulações para minimizar o mal humor dos congressistas com as propostas da equipe econômica sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e o atraso na liberação de emendas.

Na véspera da sessão, o presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), participou de reunião com líderes da base aliada do governo.

A pauta da sessão desta terça inclui 60 vetos, mas nem todos devem ser analisados. Como a CNN mostrou, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou haver acordo para adiar a votação do veto a regras mais rígidas para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Lula vetou trecho sobre o tema na sanção do projeto sobre o pacote fiscal aprovado no fim de 2024. Também não devem ser analisados, segundo o senador, os vetos ao projeto de lei que regulamenta exploração do potencial eólico offshore (em mar aberto) no Brasil. Os dispositivos vetados pelo Planalto beneficiam o setor elétrico e foram considerados como “jabutis” pelo governo.

O acordo com líderes da base inclui ainda o aval do Planalto para a derrubada do veto ao projeto que previa pensão mensal e vitalícia a pessoas que nasceram com deficiência causada pelo vírus Zika durante a gestação.

Em janeiro, o governo vetou um projeto sobre o tema e editou uma medida provisória de apoio financeiro na forma de um benefício único de R$ 60 mil para crianças de até 10 anos que nasceram com deficiência causada pelo vírus Zika na gestação.

Entre os temas que ainda estão sendo negociados estão os vetos sobre a regulamentação da reforma tributária. O Planalto retirou a isenção dos fundos de investimento e patrimoniais da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), os novos tributos que entram em vigor com a reforma.

A medida afeta os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) e os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio (Fiagro).

Outros vetos pendentes incluem trechos do projeto sobre a renegociação das dívidas dos estados e artigos da lei que criou o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten). O veto mais antigo é de 2022, do governo de Jair Bolsonaro (PL), e trata da gratuidade do despacho de bagagens em viagens de avião.

Além dos vetos, também estão na pauta do Congresso quatro projetos. Um deles permite o pagamento de pessoal na área de saúde por meio de recursos de emendas parlamentares. O texto foi proposto pela mesas diretoras da Câmara e do Senado.

CPMI do INSS

A criação da CPMI depende da leitura do requerimento em sessão conjunta do Congresso Nacional. A expectativa inicial da oposição era que a leitura do pedido de criação da CPI ocorresse em sessão no dia 27 de maio, mas o presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), decidiu adiar a sessão conjunta.

O governo ganhou tempo e a pressão sobre as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) perdeu força ante o impasse sobre o aumento do IOF. De acordo com Randolfe, a base governista deve articular para ter nomes aliados do Planalto nos cargos principais do colegiado: a relatoria e a presidência.

A CNN apurou que uma das indicações cogitadas pelo governo para presidir a CPMI é o senador Omar Aziz (PSD-BA). A relatoria deve ficar com um deputado.

 

You Might Also Like

“Vai se f*der, frouxo!”, dispara Rodrigo Godoy após ser acusado de abandonar Preta Gil

Com aumento de tarifas no radar, EUA correm para fechar acordos comerciais 

Cardi B usa look estruturado e leva corvo a Semana de Alta-Costura 

Assaltante é baleado e morto após invadir restaurante na Asa Sul

Ministro russo se suicida após ser demitido por Putin, dizem autoridades 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Homem morre em confronto com PM após fazer ex-companheira e filho reféns em motel 

4 de dezembro de 2024
“Os Outros 2?” Nicole Kidman revela desejo de fazer novo filme 
“Volta Por Cima” recria cena icônica de outra novela e web reage; assista 
Jornal Nacional é massacrado após reportagem polêmica em defesa de Hugo Motta; Globo toma atitude
Madureira dispara contra o Vasco em nota de repúdio; entenda 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?