Ao sair, cantor foi cercado por familiares e admiradores Rio de Janeiro, -agencia-cnn-, Oruam, Rio de Janeiro (capital), Rio de Janeiro (estado) CNN Brasil
O rapper Oruam deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira (29).
Ao sair, o cantor foi cercado por familiares e admiradores. Ele utilizou uma máscara do Homem-Aranha.
A noiva de Oruam, Fernanda Valença, montou uma vigília com amigos e familiares no aguardo da saída. O alvará de soltura foi expedido nesta segunda, três dias após a decisão judicial.
O ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Joel Ilan Paciornik determinou a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares alternativas. Segundo o magistrado, a custódia cautelar, que deve ser exceção, foi imposta com fundamentação insuficiente, incapaz de sustentar a medida.

Prisão
Oruam, de 25 anos, vive o auge de uma série de polêmicas envolvendo seu nome e a polícia do Rio de Janeiro. Ele havia se entregado em 22 de julho, após ter a prisão preventiva decretada por associação ao tráfico de drogas e ao Comando Vermelho (CV).
Filho de Marcinho VP — apontado como um dos líderes da facção — e sobrinho de Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, assassino do jornalista Tim Lopes, Oruam tem tatuagens em homenagem aos dois. Apesar disso, ele sempre negou participação em atividades criminosas. Antes de se entregar, publicou um vídeo no Instagram: “Não sou bandido”.
“Todos que gostam de mim, vou me entregar tropa, não sou bandido”, afirmou na postagem.
Início da carreira e ascensão
Oruam ganhou notoriedade em 2022 com o lançamento da música “Invejoso”, ingressando na gravadora Mainstreet, de Orochi. Desde então, acumulou hits e subiu aos palcos de grandes festivais, como Rock in Rio e Lollapalooza, em 2024.
Nas redes sociais, costuma exibir joias, carros de luxo, festas e até um gato da raça Savannah F1, avaliado em até R$ 100 mil. No mesmo ano de seu sucesso inicial, Oruam foi eleito “Revelação do Trap” pelo portal Sobre Funk. Criado na Cidade de Deus, zona oeste do Rio, ele começou a gravar músicas em 2021. É filho de Márcia Gama e tem quatro irmãos.
Defesa
Por meio de nota, os advogados que representam o artista informaram que “a Defesa demonstrou que todos os argumentos utilizados para a decretação e a manutenção da prisão são rechaçados pela jurisprudência dos Tribunais Superiores, evidenciando amplamente a ilegalidade da medida adotada”.
Afirmaram ainda que o cantor “Mauro Davi se submeterá às medidas cautelares diversas a serem determinadas e, como vem fazendo, provará sua inocência no curso do processo”.