País também será palco do sorteio de grupos do Mundial, que acontece nesta sexta-feira (5) Futebol Internacional, CNN Esportes, Copa do Mundo 2026, Estados Unidos, Futebol internacional, Lionel Messi, MLS CNN Brasil
O comissário da Major League Soccer (MLS), Don Garber, afirmou que a chegada de estrelas internacionais — como Lionel Messi — tem ajudado o futebol a consolidar seu espaço em um mercado esportivo altamente competitivo nos Estados Unidos, enquanto cresce a expectativa para o sorteio da Copa do Mundo de 2026, que será realizado nesta sexta-feira (5), em Washington.
Historicamente, o futebol enfrentou dificuldades para ganhar atenção em um cenário dominado por futebol americano, beisebol e basquete. Mas, segundo Garber, avanços concretos foram alcançados nos últimos anos, impulsionados especialmente pela chegada de Messi em 2023.
O capitão da Argentina campeã mundial, oito vezes vencedor da Bola de Ouro, assinou com o Inter Miami após deixar o Paris Saint-Germain.
“Em campo, nossa liga está mais global do que nunca”, disse Garber em entrevista coletiva. “Nosso elenco conta com jogadores de 80 países diferentes — mais do que qualquer outra liga em qualquer esporte no mundo. E superestrelas globais, como todos sabemos, estão escolhendo a MLS como sua liga preferida”.
Campeões mundiais em campo
Garber destacou ainda a final da MLS Cup, que acontece neste sábado (6), na Flórida, com o Inter Miami de Messi enfrentando o Vancouver Whitecaps, equipe que tem em seu elenco Thomas Müller, campeão mundial pela Alemanha em 2014.
“O maior jogador de todos os tempos, Lionel Messi, enfrentará outro campeão mundial e um dos atletas mais vencedores do planeta, Thomas Müller… em uma final que esperamos ser épica”, afirmou o dirigente.
Scaloni sobre aposentadoria de Messi na Argentina: “Ele decide quando”
Copa em novo formato
A Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções divididas em 12 grupos de quatro equipes. O sorteio no Kennedy Center, em Washington, definirá a programação de 104 partidas distribuídas por 16 cidades-sede nos Estados Unidos, Canadá e México.
Entre as estreantes no Mundial, marcado para ocorrer entre 11 de junho e 19 de julho, estão Cabo Verde, Uzbequistão, Jordânia e Curaçao — esse último, o menor país da história a disputar o torneio, com cerca de 150 mil habitantes.
Garber ressaltou também o avanço do futebol entre as gerações mais jovens.
“Hoje, o futebol é o segundo esporte preferido para assistir nos Estados Unidos entre pessoas com menos de 40 anos, atrás apenas do futebol americano”, afirmou. “É uma conquista extraordinária da comunidade do futebol no país. Estamos no meio de uma mudança geracional profunda — o futebol agora é um passatempo americano”.
(Reportagem de Kurt Hall, texto de Pearl Josephine Nazare em Bengaluru; edição de Peter Rutherford)

