By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Comércio pode movimentar R$ 18,9 bi no Dia das Crianças de 2025 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Comércio pode movimentar R$ 18,9 bi no Dia das Crianças de 2025 
outros

Comércio pode movimentar R$ 18,9 bi no Dia das Crianças de 2025 

Última atualização: 11 de outubro de 2025 15:00
Published 11 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Crescimento nas intenções de compra impulsiona vendas; lojas físicas seguem à frente, mas e-commerce ganha força entre os jovens  Negócios, CNN Brasil Money, Dia das Crianças, Varejo CNN Brasil

Contents
Leia mais70% dos brasileiros planejam a Black Friday; 60% gastarão mais de R$ 500Apple é processada por uso de livros com direitos autorais para treinar IAMega-Sena 2926: sorteio deste sábado (11) pode pagar R$ 27 milhõesHomens gastam mais; Sudeste lidera em valor médioLojas físicas mantêm preferência, mas comércio online cresce entre os jovensRoupas infantis se destacam como presenteCartões seguem como principal forma de pagamento

O Dia das Crianças de 2025 deve aquecer o comércio brasileiro. De acordo com levantamento do Instituto Datafolha para a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), a data deve movimentar cerca de R$ 18,9 bilhões nos setores de comércio e serviços. O valor representa um crescimento de 3,8% em relação a 2024, quando o volume estimado foi de R$ 18 bilhões.

A pesquisa indica um aumento na intenção de compra: 68% dos consumidores pretendem presentear, ante 60% no ano anterior. Apesar disso, o gasto médio por pessoa teve leve retração, passando de R$ 231 em 2024 para R$ 219 neste ano.

Leia mais

  • 70% dos brasileiros planejam a Black Friday; 60% gastarão mais de R$ 500

    70% dos brasileiros planejam a Black Friday; 60% gastarão mais de R$ 500

  • Apple é processada por uso de livros com direitos autorais para treinar IA

    Apple é processada por uso de livros com direitos autorais para treinar IA

  • Mega-Sena 2926: sorteio deste sábado (11) pode pagar R$ 27 milhões

    Mega-Sena 2926: sorteio deste sábado (11) pode pagar R$ 27 milhões

Homens gastam mais; Sudeste lidera em valor médio

Entre os que pretendem comprar presentes, os homens apresentam maior disposição para gastar, com média de R$ 273 por presente, contra R$ 166 registrados entre as mulheres. Regionalmente, o Sudeste lidera o ranking, com gasto médio de R$ 248, seguido pelo Centro-Oeste (R$ 217), Norte e Nordeste (R$ 196 cada) e Sul, com R$ 192.

O Nordeste é a região com maior intenção de compra: 74% dos entrevistados afirmaram que devem adquirir presentes. Em seguida, aparecem Centro-Oeste e Norte (71%), Sul (66%) e Sudeste (63%).

Lojas físicas mantêm preferência, mas comércio online cresce entre os jovens

As lojas físicas continuam sendo o principal canal de compra. Sete em cada dez consumidores (74%) afirmaram que farão as compras presencialmente, percentual superior ao de 2024 (69%). O hábito é mais forte no Norte (80%) e Nordeste (78%).

Andrea Vasconcelos, proprietária da loja Yellow Kids, confirma a tendência. “Cerca de 90% dos nossos clientes preferem comprar presencialmente. Nosso público busca praticidade e rapidez. Como trabalhamos com roupas sofisticadas, normalmente são presentes completos, com conjuntos e acessórios que valorizam a entrega”, explica.

Para atender à demanda, a loja investe em serviços de entrega por motoboy e na modalidade “compre e retire”, unindo conveniência e atendimento personalizado.

Apesar da predominância das lojas tradicionais, o comércio eletrônico mantém relevância, atraindo 27% dos consumidores — especialmente entre jovens de 18 a 34 anos. Entre os mais novos (18 a 24 anos), 36% preferem comprar pela internet, enquanto o percentual entre 25 e 34 anos é de 33%.

Nas classes A/B, há equilíbrio entre os canais: 60% optam pelas lojas físicas, e 41% preferem o online. Já nas classes D/E, a preferência é fortemente presencial (81%), com apenas 16% utilizando plataformas digitais.

Roupas infantis se destacam como presente

As roupas ganharam espaço entre os itens preferidos para presentear. Segundo Andrea, o tíquete médio das compras na Yellow Kids é de cerca de R$ 300.

“Muitas compras são feitas por madrinhas, avós e tias, que costumam escolher looks completos com pelúcias e acessórios para encantar as crianças”, conta.

A cliente Marta Vianna ilustra o perfil de consumo afetivo da data. “Todo ano minha neta espera o meu presente. Desta vez, será um look de verão com vestido e acessórios. É uma forma de carinho que posso oferecer, e sei que ela adora.”

Cartões seguem como principal forma de pagamento

O levantamento também aponta que os cartões permanecem como o principal meio de pagamento no Dia das Crianças. Cerca de 38% dos consumidores pretendem utilizá-los, sendo 22% no crédito e 16% no débito. Entre os que escolheram o crédito, 60% planejam parcelar as compras.

O Sudeste mais uma vez se destaca, com 47% dos consumidores indicando o uso do cartão. A faixa etária de 45 a 59 anos mostra forte adesão (41%). Mulheres e consumidores das classes A/B são os que mais utilizam esse meio, com 39% e 57% das intenções, respectivamente.

Com a alta na intenção de compra e o avanço de meios eletrônicos de pagamento, o Dia das Crianças de 2025 deve manter sua relevância como uma das datas mais importantes para o varejo, equilibrando tradição e novos hábitos de consumo.

Consumidores gamers crescem 80% em um ano, aponta Mercado Livre

 

You Might Also Like

Sapo minúsculo encontrado em montanha homenageia presidente Lula; veja 

Baixada Santista pode receber até 4,6 milhões de veículos no verão 

Como fica o rodízio de veículos em São Paulo neste Natal 

Orçamento de 2026 tira dinheiro do Farmácia Popular e do Pé-de-Meia 

Paciente morta após ficar amarrada: 1 ano depois, família ainda busca resposta

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Relator da fusão Petz-Cobasi: Cade ainda não chegou a denominador comum 

18 de outubro de 2025
Trump assina decreto sobre segurança eleitoral que cita Brasil como exemplo 
Maria Beltrão chora após experimentar limitações de pessoas idosas 
44% dos pequenos negócios usam inteligência artificial, diz Sebrae 
Biden e Obama parabenizam democratas por vitórias nas eleições 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?