Saborosos e com preços acessíveis, os produtos do POP Vegan Food têm contribuído para que mais pessoas possam aderir a essa alimentação
Este conteúdo foi originalmente publicado em Comida vegana se torna mais popular no site CNN Brasil. Nacional, Alimentação, Empreendedorismo, Pop Vegan, Vegano CNN Brasil
Vem crescendo entre os brasileiros a consciência sobre os impactos da alimentação para a saúde, o meio ambiente e a causa animal.
A constatação vem de uma recente pesquisa encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que revelou que 7% da população brasileira se declara vegana.
Realizado pelo Datafolha, o estudo aponta, ainda, que 74% da população concorda, em algum grau, com a possibilidade de parar de consumir carne em benefício da própria saúde. Outras razões também aparecem como relevantes nessa decisão de eliminar o consumo de carne: 43% dos entrevistados consideram o meio ambiente um fator determinante, enquanto 42% mencionam a causa animal.
Um movimento crescente
Quem adere ao veganismo, segundo a Vegan Society, exclui, na medida do possível, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – não só na alimentação, mas, também, no vestuário ou em outras esferas do consumo.
E engana-se quem acredita que esse seja um movimento elitista. A pesquisa da SVB revela que exatamente o contrário, ao constatar a presença significativa de veganos nas classes C, D e E. Esse dado reforça a necessidade de opções acessíveis e populares.
Alimentação vegana para todos
Justamente para democratizar a comida vegana e salvar os animais surgiu POP Vegan Food que, diferente de muitos restaurantes que apostam em pratos sofisticados e ingredientes caros, se destaca por oferecer comida caseira e popular, baseada em sabores familiares ao paladar brasileiro.
Ali, o veganismo não é uma moda gourmet, mas, sim, uma opção acessível para todos. A proposta é exatamente popularizar a comida vegana.
Seus três fundadores, Mônica Buava, Ana Carolina Caliman e Guilherme Carvalho, já eram voluntários e ativistas de direitos dos animais muito antes de se tornarem empresários. Em 2014, no entanto, surgiu a oportunidade de empreender no ramo da alimentação e, desde então, os sócios têm se dedicado a oferecer a alimentação vegana mais saborosa e acessível possível.
Para atender ao maior número de pessoas, o POP Vegan Food atua em diversas frentes. O restaurante serve buffet à vontade no almoço, por R$ 20 de segunda à sexta (é isso mesmo, você pode comer o quanto quiser, na região da Avenida Paulista, e pagar apenas R$20) e R$ 23, aos sábados e feriados. Há ainda a hamburgueria (hambúrgueres a partir de R$ 12) e a pizzaria (rodízio por R$ 59, à la carte a partir de R$ 39), que funcionam à noite, e a fábrica, que distribui produtos veganos para todo o Brasil.
Dessa forma, restaurantes, mercearias e supermercados podem oferecer opções veganas acessíveis, tornando a alimentação viável para mais pessoas, independentemente da classe social ou restrição alimentar (os pratos atendem não só aos veganos, mas, também, aos vegetarianos e intolerantes à lactose). Aliás, até mesmo quem consome carne adora a comida do POP. Tanto é que a empresa serve cerca de 1500 refeições por dia, e 48% dos clientes não são nem vegetarianos.
Um ideal por todos e para todos
E para quem questiona se o objetivo da empresa é gerar impactos positivos ou obter lucros, os sócios explicam: enquanto as empresas privadas com fins lucrativos são consideradas do 2º setor e as ONGs sem fins lucrativos, que lutam por uma causa, são classificadas no 3º setor, os negócios sociais como o Pop Vegan Food são frequentemente chamados de “setor dois e meio”, porque estão no meio do caminho entre esses dois tipos de organização. “Temos como objetivos tanto a geração de mudança positiva para o mundo quanto a geração de lucro do negócio. A vantagem desse modelo de organização é que nós conseguimos ser autossustentáveis e escaláveis, tornando maior e mais poderosa a nossa capacidade de gerar impacto social”, destaca Guilherme Carvalho, sócio do POP
E Artemisia, conclui: “Entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, ficamos com os dois”.

Saiba mais sobre o POP Vegan Food:
Endereço:
Rua Fernando de Albuquerque, 144 – Consolação/SP
Horários de funcionamento:
Restaurante – Almoço:
Seg a sex: 11h15 às 14h45 – R$20 buffet à vontade
Sáb/Feriados: 12h às 16h – R$23 buffet à vontade
Pizzaria/Hamburgueria:
Seg a qui e domingo: 17h30 às 23h
Sex/Sáb: 17h30 às 00h
rodízio de pizzas R$59
Burgers a partir de R$12
Pizzas à la carte a partir de R$39
Delivery pelo iFood, tanto no almoço quanto na pizzaria/hamburgueria.
Fábrica (produtos para revenda e food service): +55 11 91347-6637
https://popveganfood.com.br/revenda-food-service/
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