Convocação do ministro da Secretaria de Comunicação Social foi convertida em convite após articulação de governistas Política, Secretaria de Comunicação Social (Secom) CNN Brasil
A Comissão de Comunicação Social da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (22), requerimento que convida o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, para uma audiência no colegiado.
A princípio o requerimento, de autoria do deputado Gustavo Gayer (PL-GO), pedia a convocação do ministro. Neste caso, ele seria obrigado a comparecer. Mas após negociação com a base governista, o pedido foi convertido em convite e a data da reunião ficou marcada para o dia 26 de novembro.
No requerimento, Gayer quer que o ministro preste esclarecimentos sobre o evento oficial de 15 de outubro de 2025, no qual, segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) proferiu declarações depreciativas ao Congresso Nacional e utilizou estrutura pública para manifestações de caráter político-partidário.
Na mesma reunião, os parlamentares da Comissão também aprovaram um requerimento de informação acerca da execução orçamentária, contratos, planos de mídia e critérios de direcionamento das campanhas publicitárias digitais realizadas pelo Governo Federal no exercício de 2025, com ênfase nas despesas com influenciadores, produtores de conteúdo e ações em plataformas digitais.
Foi aprovado ainda um pedido de explicações sobre pesquisas de opinião encomendadas pelo Palácio do Planalto entre setembro de 2024 e setembro de 2025, incluindo temas, objetivos, critérios de classificação como “documentos preparatórios” e documentos correlatos.
Correios
Durante a reunião, os deputados aprovaram um convite para que o presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, preste esclarecimentos sobre a crise financeira da empresa e a operação de crédito de R$ 20 bilhões articulada pelo Governo Federal, com participação de bancos públicos e privados e respaldo do Tesouro Nacional. Não foi marcada data.

