Avaliação percorre arenas e centros esportivos das cidades antes da decisão da sede marcada para 10 de outubro no Chile Outros Esportes, CNN Esportes, Jogos Pan-Americanos, outros esportes CNN Brasil
O Parque Olímpico de Deodoro marcou o início do segundo dia de visitas técnicas da comitiva da Panam Sports, que avalia a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para os Jogos Pan-americanos de 2031.
A programação segue até sexta-feira (3), com inspeções em Niterói, antes da eleição da cidade-sede, prevista para 10 de outubro em Santiago, no Chile. A candidatura brasileira disputa com Assunção, no Paraguai.
Recebidos pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, pelo vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, e pela vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, os membros da comissão conheceram de perto o Centro Olímpico de BMX, o Estádio de Canoagem Slalom, o Centro de Tiro, a Arena da Juventude, o Centro de Hóquei, o Centro de Hipismo e o Estádio de Deodoro. A zona de Deodoro reúne nove instalações e 13 modalidades previstas para os Jogos.
“O Parque Olímpico de Deodoro é uma prova viva do aproveitamento do legado do Rio 2016. Aqui conseguimos unir a alta performance esportiva, como na canoagem slalom e no BMX, com o acesso da população às escolinhas e instalações. Temos muito orgulho deste espaço, especialmente após a medalha de Ana Sátila, que treina aqui diariamente”, destacou Marco La Porta.
Após Deodoro, a comissão sobrevoou o Estádio de Remo da Lagoa e o Estádio Olímpico Nilton Santos, descendo em seguida no Forte de Copacabana. Também foram visitados a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEX) e o Centro de Operações e Resiliência (COR), na Cidade Nova, referência em monitoramento urbano e prevenção de riscos climáticos.
“O legado dos Jogos de 2016 transformou o Rio. Além das arenas olímpicas, tivemos melhorias urbanas significativas, como o VLT, o BRT e a revitalização da região portuária. O COR, criado para os Jogos, hoje é referência na América Latina”, afirmou o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
A agenda inclui ainda visitas ao Maracanãzinho e ao Maracanã, além do Centro de Monitoramento de Niterói (CISP), que funciona integrado ao COR do Rio. Atualmente, o sistema conta com mais de 5 mil equipamentos de monitoramento e 500 profissionais em turnos de 24 horas.
A delegação da Panam Sports é formada pelo presidente Neven Ilic, a secretária-geral Jimena Saldaña, Mario Moccia (Comitê Olímpico da Argentina), Dennis Knight (Comitê Olímpico de São Cristóvão e Nevis) e Sara Rosario (Comitê Olímpico de Porto Rico).
Ancelotti justifica retorno de Rodrygo à Seleção: Problemas superados