By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Como o bispo Bruno Leonardo se tornou um youtuber de sucesso no Brasil 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Como o bispo Bruno Leonardo se tornou um youtuber de sucesso no Brasil 
outros

Como o bispo Bruno Leonardo se tornou um youtuber de sucesso no Brasil 

Última atualização: 31 de março de 2025 12:52
Published 31 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Líder evangélico de 41 anos é estrela de um dos maiores canais brasileiros na plataforma e mobiliza comunidade de seguidores engajados
Este conteúdo foi originalmente publicado em Como o bispo Bruno Leonardo se tornou um youtuber de sucesso no Brasil no site CNN Brasil.  Lifestyle, Comportamento, Evangélicos, Religião, YouTube CNN Brasil

Contents
Leia MaisConheça Bruno Leonardo, bispo com milhares de seguidores nas redes sociaisQual Orixá vai reger 2025?Conheça o Diwali, o festival das luzes realizado na ÍndiaO que os números de Bruno Leonardo representamConteúdos diários para além do YouTubeFatores que contribuem para a popularidade de Bruno LeonardoMidiatização da religiosidadeComunidade digital focada na individualização da fé

Diariamente, milhares de brasileiros se dedicam a acompanhar, em algum momento da rotina, as orações do bispo evangélico Bruno Leonardo nas redes sociais. Aos 41 anos, ele é conhecido como uma das figuras religiosas de maior popularidade na atualidade.

Líder da Igreja Batista Avivamento Mundial, em Salvador, na Bahia, o religioso é responsável pelo terceiro canal do YouTube com maior número de inscritos no país. A conta, criada em 10 de abril de 2016, já reúne mais de 50 milhões de seguidores.

Leia Mais

  • Conheça Bruno Leonardo, bispo com milhares de seguidores nas redes sociais

    Conheça Bruno Leonardo, bispo com milhares de seguidores nas redes sociais

  • Qual Orixá vai reger 2025?

    Qual Orixá vai reger 2025?

  • Conheça o Diwali, o festival das luzes realizado na Índia

    Conheça o Diwali, o festival das luzes realizado na Índia

Por lá, Bruno – que é pastor desde os 15 anos e é casado com a também pastora Érica Rios – costuma compartilhar mensagens e palavras de fé, passagens bíblicas e promessas de milagres, se aprofundando em questões existenciais, emocionais e cotidianas de seu público. 

O estilo direto fez com que se criasse em torno dos vídeos dele uma comunidade fortemente engajada, responsável por colocar o pastor em evidência no ranking nacional da plataforma com números elevados.  

O que os números de Bruno Leonardo representam

Dados da plataforma Social Blade, que se dedica a comparar métricas digitais, a produtora de funk Kondzilla lidera o ranking de canais brasileiros no YouTube, com 67,6 milhões de inscritos.

Na sequência, a lista tem o influenciador Lucas Netto e, então, Bruno Leonardo na terceira posição. Em quarto lugar, está a dupla Maria Clara & JP, seguida pelos canais de Felipe Neto, “Você Sabia?” e Whindersson Nunes.

Ainda de acordo com a plataforma, entre 14 e 28 de março, o religioso ganhou 1,7 milhão de novos inscritos. Os vídeos também receberam cerca de 204 milhões de visualizações. Com a monetização desses números, a Social Blade calcula que os conteúdos renderam a Bruno Leonardo ganhos de pelo menos R$ 293 mil.

Um dos vídeos mais recentes, lançado na manhã desta segunda-feira (31), já contava com mais 2 milhões de visualizações, cerca de 400 mil comentários e 780 mil curtidas, que ajudam a ilustrar o alcance das publicações. 

Conteúdos diários para além do YouTube

O conteúdo do líder evangélico não fica restrito somente ao YouTube. No TikTok, por exemplo, versões mais curtas dos vídeos de orações também chegam aos seguidores. Até o momento, o perfil oficial de Bruno Leonardo reúne pouco mais de 1 milhão de usuários. Já no Instagram, o número é quase dez vezes maior, com 9,8 milhões seguidores.

A forte presença do religioso também tem chamado a atenção fora do ambiente digital. Em dezembro de 2024, Bruno Leonardo reuniu 68 mil pessoas durante a tradicional “Visita do Profeta”, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

No evento gratuito, segundo os organizadores, cristãos de diferentes regiões do Brasil ocuparam arquibancadas e o gramado do estádio em busca de novas conexões espirituais. A cerimônia contou com uma manhã de bênçãos, curas e revelações, com a intenção de provocar “transformações significativas na vida de cada um”. 


Bispo Bruno Leonardo é natural de Salvador, na Bahia, é um dos principais líderes religiosos da atualidade
Bispo Bruno Leonardo é natural de Salvador, na Bahia, é um dos principais líderes religiosos da atualidade • Divulgação

Fatores que contribuem para a popularidade de Bruno Leonardo

À CNN, a teóloga Ana Beatriz Dias Pinto, professora do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), observou que tradicionalmente sempre existiram líderes que, de alguma forma, se adaptaram a realidade de seu tempo para oferecer respostas a anseios e conforto às pessoas.

“No Antigo Testamento, por exemplo, temos Moisés, como um líder que vai chefiar toda a passagem do povo de Israel a Terra Prometida. Já na história do cristianismo nascente, temos o próprio Jesus Cristo, um comunicador aplicado ao seu tempo, falando de elementos que se conectam com a vida das pessoas”, diz.

“A partir do século 17, 18, 19, com o grande boom da industrialização no mundo, e tudo aquilo que irá acontecer dentro das interfaces religiosas – e das outras possibilidades de crença, como o espiritismo e o desenvolvimento da maçonaria, por exemplo – a religião passa a ocupar um cenário muito importante na vida da população mundial”, acrescenta.

Por isso, diz a teóloga, um dos principais fatores que contribuem para a popularidade de Bruno Leonardo é a crescente busca da população, especialmente no período pós- pandemia, por espiritualidade e algum sentido para compreender a realidade.

“Nunca o ser humano buscou tanto por respostas, por interioridade e por informação. Nesse papel, (Bruno Leonardo) apresenta tudo isso de maneira bastante assertiva para a população geral. É um discurso que se apresenta de maneira gradual e, por isso, ele pode até ser considerado um coach religioso”, aponta a pesquisadora.

Ana Beatriz também destaca que, apesar do impacto positivo junto às pessoas que absorvem e incorporam mensagens do tipo na era digital, é preciso que todos os líderes religiosos tenham cuidado com a responsabilidade que carregam ao se comunicar com grandes massas. “Nem sempre aqueles que se utilizam dessas frases bíblicas, e desses elementos, estão, de fato, fazendo o seu bom uso no pressuposto da evangelização”, afirma a teóloga.

Midiatização da religiosidade

Para o pesquisador Luciano Gomes dos Santos, professor de religião do Centro Universitário Arnaldo Janssen (UniArnaldo), em Belo Horizonte (MG), o grande alcance de Bruno Leonardo também pode ser analisado por diferentes perspectivas no campo das ciências sociais, incluindo a sociologia da religião, a comunicação digital e os estudos sobre comportamento das massas no ambiente virtual.

“A sua ascensão aos status de influenciador religioso está relacionada a um conjunto de fatores que vão desde a transformação do consumo religioso na era digital até estratégias bem-sucedidas de engajamento com o público”, descreve o pesquisador à CNN.

Gomes dos Santos aponta que a crescente digitalização da experiência religiosa tem proporcionado novos meios para líderes evangélicos alcançarem seus fiéis além das limitações físicas dos templos.

“Plataformas como YouTube, TikTok, Facebook e Instagram permitiram que a pregação explorasse os espaços menos convencionais e atingisse audiências em larga escala. O bispo soube utilizar essas ferramentas de maneira eficaz, publicando conteúdos que combinam orações, reflexões e mensagens motivacionais de forma acessível e contínua, criando um senso de proximidade com o público”, acrescenta o acadêmico.

Outro fator importante a ser considerado, segundo Gomes dos Santos, é a linguagem utilizada durante a evangelização. “Ele adota uma comunicação simples, direta, emotiva, com tom acolhedor, gerando a sensação de intimidade. Essas características favorecem a identificação de um público amplo, muitas vezes em busca de conforto espiritual diante das adversidades da vida”, afirma o pesquisador.

O discurso de Bruno Leonardo costuma enfatizar, entre outros aspectos, a superação de dificuldades e a fé em milagres, em um tom que Gomes dos Santos associa à teologia neopentecostal, amplamente difundida no Brasil e em outros países de forte tradição cristã.

Segundo o pesquisador, o contexto de desafios sociais e econômicos no Brasil também contribui para a popularidade. De acordo com o professor, momentos de incerteza e vulnerabilidade aumentam a busca por mensagens de esperança e pertencimento, tornando figuras carismáticas ainda mais relevantes.

“Ele reforça essa ideia de que a fé pode ser um caminho para vencer desafios, o que ressoa profundamente com camadas populares que enfrentam dificuldades materiais e emocionais”, pontua.

Comunidade digital focada na individualização da fé

Por fim, Gomes dos Santos avalia que a influência do líder evangélico também ilustra outro fenômeno em alta no país: a individualização da fé, que desafia a estrutura hierárquica das igrejas convencionais, permitindo que os fiéis tenham acesso à palavra de um pregador sem necessariamente estar vinculado a uma denominação específica.

“Isso reflete uma tendência mais ampla dessa individualização, em que os seguidores escolhem seus ídolos e os seus conteúdos de maneira mais personalizada”, descreve o pesquisador. “Eles podem interagir, comentar, compartilhar e criam uma comunidade virtual engajada, que reforça a sensação de pertencimento e participação ativa”, conclui.

Hierarquia da Igreja Católica: entenda os principais cargos e funções

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como o bispo Bruno Leonardo se tornou um youtuber de sucesso no Brasil no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Idosos com 60 anos podem ser beneficiados com gratuidade em transportes públicos; entenda

Ângelo Almeida lamenta a manifestação na frente da BYD: “Não é pertinente”

“Candidato tem que mostrar viabilidade”, diz Ciro Nogueira sobre Caiado 

Canteiro de obras pega fogo próximo a estação de metrô do DF

Unicamp libera consulta aos locais de prova da 1ª fase 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Passageira morre após ficar presa em porta de trem no Metrô de SP 

6 de maio de 2025
Primeiro-ministro do Canadá deve renunciar à liderança do partido, diz fonte 
Clube alemão lança camisa em homenagem a Diego Ribas; veja 
Governo Milei diz ter cortado mais de 50 mil cargos públicos 
Devemos ter estrangulamento das contas em 2027, diz IFI 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?