By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Como sair da CLT e começar a empreender em 2026 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Como sair da CLT e começar a empreender em 2026 
outros

Como sair da CLT e começar a empreender em 2026 

Última atualização: 25 de novembro de 2025 03:00
Published 25 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Veja quatro dicas para quem deseja abrir negócio próprio no próximo ano e um passo a passo para começar  Negócios, CNN Brasil Money, Empreendedorismo CNN Brasil

Contents
Leia MaisBrasil tem mais de 10 milhões de mulheres à frente de negóciosAtividade econômica dos pequenos negócios avança 2,7% em outubro, diz SumUpIA democratiza o marketing e vira motor de crescimento em pequenos negócios1. Equilibrar expectativas2. Estar preparado para o incerto3. Acompanhe tendências4. Atenção à legislação

O desejo de ter o próprio negócio faz parte do imaginário de grande parte da população brasileira. De acordo com uma pesquisa do Sebrae, empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros, perdendo apenas para a aquisição da casa própria e viagens pelo país.

A busca por autonomia e, porém, pode ser desafiadora. Entre a necessidade de conhecimentos específicos de gestão e a resiliência diante de situações adversas, e outras características caras a empresários autônomos, ter o próprio negócio exige muito dos empreendedores de primeira viagem.

Segundo a mentora, empresária e especialista em educação empresarial Surama Jurdi, quem decide empreender pela primeira vez deve conciliar oportunidade e propósito — pessoal e corporativo.

Leia Mais

  • Brasil tem mais de 10 milhões de mulheres à frente de negócios

    Brasil tem mais de 10 milhões de mulheres à frente de negócios

  • Atividade econômica dos pequenos negócios avança 2,7% em outubro, diz SumUp

    Atividade econômica dos pequenos negócios avança 2,7% em outubro, diz SumUp

  • IA democratiza o marketing e vira motor de crescimento em pequenos negócios

    IA democratiza o marketing e vira motor de crescimento em pequenos negócios

“O momento certo para empreender surge quando há um alinhamento entre a capacidade, oportunidade de mercado e a clareza do propósito. Quando esses elementos convergem, aumenta a probabilidade de iniciar um negócio de forma estratégica, sustentável e com potencial de crescimento duradouro.”

sse equilíbrio, segundo a especialista, permite contrariar a lógica de que, para ter um negócio de sucesso, empreendedores devem falhar previamente.

Já Ycaro Martins, CEO e fundador da Maxymus Expand, empresa focada em estratégias de crescimento e estruturação de negócios, defende o planejamento prévio — especialmente o financeiro.

Construir uma reserva de emergência é essencial, já que é preciso considerar que há um período de transição nos primeiros meses de funcionamento até que a empresa passe a dar lucro. Juntos, os especialistas reúnem quatro dicas essenciais para quem deseja deixar a CLT de lado para empreender ainda em 2026.

1. Equilibrar expectativas

Apesar de ser uma via adotada para driblar a rigidez da carteira assinada, empreender não deve ser considerada uma empreitada mais simples. Para Martins, a principal dica para quem deseja abrir o próprio negócio pela primeira vez é simples: não romantize o empreendedorismo.

“Empreender exige preparo, clareza e coragem. Antes de sair do emprego, é preciso validar a ideia, testar o modelo e entender o problema real que vai resolver. Muitas pessoas desejam empreender porque estão cansadas da CLT, mas empreender por fuga é um erro. Empreenda por propósito e solução, não por fuga e emoção”, afirma.

Fatores como disciplina e inteligência emocional também são requisitos básicos para todo aspirante a empreendedor interessado em abandonar a CLT, defende Surama.

Além disso, é preciso passar por etapas fundamentais, como estudo de mercado, validação do produto ou serviço, planejamento financeiro, definição da estratégia do negócio, desenvolvimento e testes da solução.

“Quanto mais estruturado estiver o planejamento prévio, maiores serão as chances de construir resultados sustentáveis”, diz.

2. Estar preparado para o incerto

Trabalhar com carteira assinada pode ser um sinônimo de estabilidade e segurança que poucos estão dispostos a abrir mão. Por isso, deixar o trabalho formal é recomendado apenas após construir uma “máquina mínima”, afirma Martins.

“A transição precisa ser planejada e não impulsiva. Por fim, deixe o emprego apenas quando sua “máquina mínima” estiver funcionando, o negócio não precisa estar totalmente estável, mas precisa estar andando. Não espere o negócio estar perfeito para começar, ele precisa estar “vivo”, diz.

Já Surama reitera que empreendedores novatos também devem evitar a pressa e o desejo por crescimento acelerado. Ao invés disso, a recomendação é tomar decisões de forma estratégica, respeitando a cultura da empresa, o propósito do negócio e o estudo prévio de mercado — além de manter processos operacionais objetivos e simples.

3. Acompanhe tendências

O consumidor está mais exigente e nativamente digital, o que obriga empresas a adaptarem estratégias para lidar com mudanças. “Quem conseguir unir propósito, demanda, tecnologia e uma boa entrega, terá vantagens competitivas no mercado”, argumenta Surama.

Segundo ela, em 2026, alguns fatores favorecem quem tem o desejo de empreender. Um deles tem relação justamente com os novos hábitos de consumo. Além disso, há também o fato de o mundo estar cada vez mais global e conectado.

“Para 2026, surgem oportunidades e nichos antes pouco explorados, justamente pela combinação de tecnologia acessível, novos canais, capacidade de escalar globalmente, mudanças profundas de comportamento e expansão de modelos híbridos”.

4. Atenção à legislação

Para reduzir as chances de um negócio acabar se tornando uma tentativa frustrada, é necessário considerar todas as obrigações fiscais e tributárias envolvendo a abertura e funcionamento de uma empresa.

No entanto, a busca pela formalização precisa ser um passo a mais após o início das atividades, sem pular etapas essenciais como o primeiro relacionamento com clientes, recomenda o fundador da Maxymus Expand.

“Ao iniciar um negócio, é fundamental manter o foco no que realmente importa. Não se prenda demais a logo, site ou burocracia, pois o que valida o negócio são as vendas, foque em vender primeiro e profissionalizar depois”.

Texto de Maria Clara Dias

Varejo: como empreendedores podem acompanhar tendências

 

You Might Also Like

Ilha de Itaparica: Paraíso Turístico Sob Pressão do Tráfico

Grande emissora de TV estreia primeiro comentarista feito por IA

Vereadora critica governo Lula por reação ao Globo de Ouro, apesar de enaltecer Wagner Moura: “Hipocrisia”

“Estaremos prontos”: à CNN, Dembélé garante foco da renovada França na Copa 

PMs libertam quatro reféns de cárcere no RJ e matam chefe do tráfico. Veja vídeo

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Flamengo acerta renovação com meio-campista titular da equipe; saiba quem

14 de março de 2025
Dupla é procurada por linchar suspeito para vingar morte de amigo
Edu Guedes exalta filha após diagnóstico de câncer: “Em breve juntos” 
Chuva causa transtorno e alagamentos em Lauro de Freitas
UFC confirma nova luta de Alex Poatan; brasileiro vai disputar o cinturão 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?