By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Como uma possível recessão nos EUA pode impactar o Brasil 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Como uma possível recessão nos EUA pode impactar o Brasil 
outros

Como uma possível recessão nos EUA pode impactar o Brasil 

Última atualização: 10 de março de 2025 18:52
Published 10 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

De exportações ao mercado financeiro, economistas avaliam potencial impacto de uma remota recessão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Como uma possível recessão nos EUA pode impactar o Brasil no site CNN Brasil.  Macroeconomia, CNN Brasil Money, Donald Trump, Estados Unidos, Recessão econômica CNN Brasil

Contents
Leia MaisRisco de recessão nos EUA derruba mercados; entenda se há sinais de crisePreocupação com a economia dos EUA cresce entre consumidores, diz Fed de NY“Índice do medo” avança quase 20% e alcança maior patamar do anoHá um risco concreto de recessão nos EUA?

O presidente dos EUA, Donald Trump, não descartou que a maior economia do globo passe por recessão em meio às mudanças impostas pela sua gestão.

“Eu odeio prever coisas assim. Há um período de transição, porque o que estamos fazendo é muito grande. Estamos trazendo riqueza de volta para a América. Isso é uma grande coisa. E sempre há períodos de — leva um pouco de tempo. Leva um pouco de tempo, mas acho que deve ser ótimo para nós”, disse, na entrevista à Fox News que foi exibida no domingo (9).

Pela expressividade dos Estados Unidos e sua conexão com o restante do mundo, uma crise por lá poderia acabar significando em impactos nas demais economias globais, inclusive a do Brasil, que seria afetada por dois caminhos, segundo Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos.

“Impacta o Brasil diretamente [pois os EUA acabam] comprando menos produtos, [é] pior para nossos exportadores que vendem para lá”, explica, apontando também para o fato de termos empresas brasileiras com unidades em solo norte-americano.

Os Estados Unidos são hoje o segundo maior parceiro comercial do Brasil, com uma balança comercial ligeiramente superavitária para os norte-americanos. Em 2024, o Brasil exportou US$ 40,33 bilhões em produtos aos EUA.

chart visualization

“Impacta indiretamente, pois enfraquece o PIB global. Pode provocar queda nos preços das commodities internacionais e diminuir o fluxo de investimento externo”, conclui.

O mercado financeiro norte-americano encerrou esta segunda-feira (10) em queda acentuada após os comentários de Trump. E o efeito também foi sentido no pregão brasileiro, com o dólar fechando em alta e o Ibovespa em baixa.

Os principais catalisadores desses movimentos foram a incerteza e o temor gerados em torno de Trump, após o presidente dos EUA não descartar a possibilidade de uma recessão decorrente de suas políticas econômicas e, mais especificamente, as fiscais.

“Se houver uma recessão nos Estados Unidos, o que parece pouco provável até o momento, ela afetaria o Brasil, principalmente numa decisão de queda na balança comercial. Exportação menor, diminui nossa capacidade de venda”, pontua Fábio Astrauskas, economista e CEO da Siegen.

“A única mudança que ele tem promovido e que poderia ser um indicador de recessão futura é a diminuição do tamanho do governo e dos gastos públicos, e até a demissão voluntária de vários funcionários ligados a órgãos do governo”, diz.

Além de fatores macroeconômicos, também aponta-se para como os mercados reagiriam a uma recessão nos EUA, uma vez que o risco não se limitaria ao país, contaminando as bolsas do mundo — assim como ocorreu nesta segunda com apenas o receio da retração econômica.

“Esse selloff contamina os mercados globais, inclusive o brasileiro, especialmente enquanto há pouca certeza sobre os rumos da maior economia do mundo. O dólar, por exemplo, tende a subir em situações de aversão a risco, com movimentos de rotação saindo de ativos de risco para, por exemplo, a renda fixa americana, considerada um porto-seguro”, indica Paula Zogbi, gerente de research da Nomad.

Leia Mais

  • Risco de recessão nos EUA derruba mercados; entenda se há sinais de crise

    Risco de recessão nos EUA derruba mercados; entenda se há sinais de crise

  • Preocupação com a economia dos EUA cresce entre consumidores, diz Fed de NY

    Preocupação com a economia dos EUA cresce entre consumidores, diz Fed de NY

  • "Índice do medo" avança quase 20% e alcança maior patamar do ano

    “Índice do medo” avança quase 20% e alcança maior patamar do ano

Há um risco concreto de recessão nos EUA?

Para economistas ouvidos pela CNN, a resposta, no momento, é não.

“No ano passado o PIB dos Estados Unidos cresceu, há uma projeção de crescimento ainda para este trimestre e, tecnicamente, a recessão só é definida quando há dois trimestres seguidos de queda do PIB do país. Isso não está acontecendo, e mais, não há outros sinais que indiquem isso”, avalia Astrauskas.

“O desemprego está baixo e a inflação, que apesar de não estar totalmente dominada, não está totalmente disparada. Então, não há risco de uma recessão concreta nos Estados Unidos atualmente”, pontua.

O que se indica é que o corte de gastos promovido pelo Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) e a manutenção de juros altos no país — em decorrência do potencial inflacionário da política tarifária de Trump — podem acabar limitando a atividade econômica norte-americana.

“A economia tem aversão à incerteza, que reduz o nível de investimento, o otimismo dos consumidores, e numa economia como a americana, isso tende a ter sim impactos recessivos”, observa Robson Gonçalves, economista da Fundação Getulio Vargas (FGV).

“Quando se soma isso ao fato de a ‘Trumpconomics‘ ser inflacionária, e inflação em geral obriga os bancos centrais em geral a elevarem suas taxas de juros, começa a formar um cenário onde a recessão é mais provável. Nos mercados, em parte, é mera expectativa, mas os agentes econômicos tomam decisões com base em expectativas.”

O problema em questão nesta segunda é a incerteza gerada em torno dos comentários do republicano.

“Normalmente, o discurso seria mais assertivo, afirmando que a política adotada traria impactos positivos e que haveria formas de compensação, como a redução de outros impostos ou medidas para controlar a inflação por outros meios”, pondera Thiago Moraes Moreira, professor de economia do Ibmec-RJ.

“Quando ele dá uma resposta desse tipo, acaba aumentando a incerteza e elevando a tensão no mercado. Esse é, hoje, um dos principais debates dentro da economia global”, explica Moreira.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Como uma possível recessão nos EUA pode impactar o Brasil no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Lula chama Múcio e comandantes das Forças Armadas para tratar da Venezuela 

Ancelotti sobre possível encontro com Itália: “Doloroso, não; emoção forte” 

“Gato” no Teatro Contêiner: Prefeitura de SP, Sabesp e Enel registram B.O 

Suspeito por morte de 4 amigos morre durante confronto com a polícia em SC 

Entenda a relação de delegada presa com Dedel, líder do PCC na região Norte 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Renato Paiva cita tempo e fala com orgulho do Mundial do Botafogo 

28 de junho de 2025
Mariah Carey autografa corpo de Rihanna durante show de Natal 
CPMI do INSS cobra dados de sindicado do irmão de Lula
Goleiro do Bahia anuncia aposentadoria ao fim da temporada
RJ: Homem é morto após conflito com vizinho que aparecia nu na janela 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?