Prêmio para “O Agente Secreto” em grande premiação deste domingo (4) aquece ainda mais destaque brasileiro em principal evento de cinema do mundo Entretenimento, #CNNPop, Cinema, Critics Choice Awards, Globo de Ouro, O Agente Secreto, temporada de prêmios, Wagner Moura CNN Brasil
As vitórias do Brasil no Critics Choice Awards 2026 na noite deste domingo (4), indicam um fortalecimento da imagem do cinema brasileiro no cenário global e na corrida por estatuetas na principal cerimônia de prêmios da indústria de Hollywood, o Oscar 2026.
A cerimônia do Critics Choice Awards é focada em consagrar produções populares, abrangendo os mais diversos gêneros do cinema e da TV, como ação, drama, terror, ficção científica e fantasia. Veja a lista completa de vencedores do Critics Choice Awards 2026.
Na edição deste ano, o Brasil se consagrou em duas categorias: de Melhor Filme Internacional (“O Agente Secreto”) e a de Melhor Fotografia com a vitória do brasileiro Adolpho Veloso pelo trabalho na produção americana “Sonhos de Trem”.
As vitórias brasileiras no Critics Choice Awards podem ser um termômetro para o Oscar por esquentarem a campanha pela visibilidade das obras até a principal premiação do cinema — que só ocorrerá em 15 de março. Até lá, “O Agente Secreto” deve percorrer um caminho de entrevistas e exibições internacionais, além de poder estar presente em outras premiações importantes do meio.
É fato de que quando um filme ou artista ganha no Critics Choice, tende a aumentar sua visibilidade, prestigiar sua narrativa e impulsionar sua campanha em premiações maiores, incluindo o Oscar.
Vencer um Critics Choice coloca o filme no radar de jornalistas, votantes da Academia e público global — especialmente em categorias importantes como Melhor Filme Internacional ou atuação. Isso faz com que o filme seja mencionado com mais frequência em artigos, redes sociais e debates sobre as campanhas do Oscar, o que aumenta seu reconhecimento.
No caso do prêmio de Melhor Ator, chances para Wagner Moura, o Critics acertou em 20 das 30 vezes, acumulando uma taxa de 66,6% de acurácia. Este ano, Timotheé Chalamet (“Marty Supreme”), foi considerado no Critics Choice Awards. Entre 2004 e 2011, por exemplo, as duas premiações laurearam os mesmos atores.
No que se refere à categoria de Melhor Filme Internacional, a taxa de acurácia aos vencedores em ambas premiações, foi de 73%. No entanto, as regras para ambas as premiações nesta categorias são distintas.
Já em Melhor Fotografia, que existe no Critics Choice Awards desde 2009, as premiações já premiaram as mesmas produções em 11 das 15 vezes, aumentando as chances de Adolpho Veloso.
Por fim, vale ressaltar que apesar das taxas de acurácia, os votantes do Critics Choice e Oscar não são os mesmos.
Os votantes que votam no Oscar votam também nos prêmios Directors Guild of America (DGA) Awards, Producers Guild of America (PGA) Awards e Screen Actors Guild (SAG).
Entenda as chances do Brasil ir ao Oscar 2026 com ‘O Agente Secreto’

