By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Complexo da saúde: Brasil avança rumo à autossuficiência em insulina
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Complexo da saúde: Brasil avança rumo à autossuficiência em insulina
outros

Complexo da saúde: Brasil avança rumo à autossuficiência em insulina

Última atualização: 31 de julho de 2025 05:20
Published 31 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A trajetória do Brasil no enfrentamento do diabetes sempre foi marcada por contrastes: de um lado, o esforço histórico para garantir medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS); de outro, a dependência crônica da importação de insulina — essencial para milhões de pacientes que convivem com a doença. Felizmente, esse cenário já começou a mudar.

Trata-se de uma mudança extremamente relevante, considerando que o Brasil está entre as primeiras posições no ranking global do diabetes: são 16,6 milhões de pessoas com diabetes, número que coloca o país entre os cinco com maior incidência no mundo, segundo o Atlas Internacional de Diabetes.

Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setor

Com a entrada em operação de uma fábrica nacional em Minas Gerais, no ano passado, o país deu um passo decisivo rumo à autossuficiência de produção de insulina, reforçando a soberania sanitária e a capacidade produtiva do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

O desafio é ainda maior quando se observa o impacto sobre o SUS, que precisa garantir acesso contínuo a diferentes tipos de insulina — por muito tempo restritos a processos de fornecimento complexos e dependentes de marcas estrangeiras.

Essa vulnerabilidade ficou evidente nos últimos anos. Repetidos episódios de desabastecimento, licitações emergenciais e os altos custos atrelados à importação de medicamentos sem registro sanitário na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) geraram instabilidade e preocupação entre pacientes e profissionais de saúde.

A produção nacional surge, portanto, como uma resposta estruturante a esse problema — não apenas pelo abastecimento, mas pela perspectiva de inovação, transferência de tecnologia, que confere previsibilidade na entrega e consistência no abastecimento, além de geração de conhecimento em território nacional.

Esse avanço também faz parte de um movimento mais amplo: a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, relançada pelo governo federal em 2023.

A iniciativa visa fortalecer a capacidade produtiva e tecnológica do país na área da saúde, incentivando a fabricação nacional de medicamentos, vacinas, equipamentos médicos e outros insumos estratégicos. Além de reduzir a dependência externa, a estratégia busca gerar empregos, atrair investimentos e posicionar o Brasil como um polo regional de inovação em saúde pública.

Outras iniciativas relevantes que contribuem de forma positiva para este cenário é o avanço das Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Este modelo busca justamente fortalecer a produção local de medicamentos considerados estratégicos para o sistema público de saúde, garantindo acesso contínuo, previsibilidade orçamentária e domínio tecnológico ao país.

A meta da parceria é ambiciosa, mas totalmente factível: transferir tecnologia para que o insumo farmacêutico – no caso, os cristais de insulina produzidos por biofarmacêuticas no exterior —passe a ser produzido no Brasil, consolidando uma cadeia produtiva completa e autônoma. Somente neste ano, duas parcerias deste tipo já foram assinadas, envolvendo órgãos públicos como a Funed (Fundação Ezequiel Dias) e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e garantindo o fornecimento de insulinas humanas e de ação prolongada, a glargina, para os pacientes atendidos pela saúde pública.

Aliás, o cenário regulatório das PDP também evoluiu a passos largos nos últimos anos, sendo que, no ano passado, o Ministério da Saúde publicou a Resolução Gecis 01/2024, que atualiza as diretrizes para esse tipo de parceria. O novo marco legal fortalece a governança técnica, introduz critérios mais rigorosos de avaliação, exige comprovação real de capacidade de absorção tecnológica pelos laboratórios públicos e redefine indicadores de desempenho.

A norma também estabelece mecanismos de rastreabilidade, transparência e reavaliação periódica, aumentando a eficácia e o controle sobre as transferências tecnológicas, e priorizando produtos com alto impacto para o SUS. Trata-se de uma evolução necessária para consolidar estas parcerias como instrumentos modernos e eficientes de política pública em saúde.

Essa transformação carrega múltiplos significados. Para o Estado, representa autonomia, planejamento e economia. Para os laboratórios públicos, um caminho para inovação e fortalecimento técnico. Para a indústria, oportunidades de inserção sustentável no mercado público. Mas, acima de tudo, é para os pacientes que essa mudança se traduz em vida, qualidade e tranquilidade.

O Brasil, que por anos caminhou à sombra da dependência, começa agora a escrever um novo capítulo em sua história sanitária. O caminho da produção nacional de insulina não é só uma política industrial, mas de cuidado ao paciente do SUS. Portanto, é também o caminho de mais saúde e bem-estar para a população e de sustentabilidade para o sistema de saúde nacional.

You Might Also Like

STJ reconhece culpa de banco e garante ressarcimento integral a cliente vítima de golpe

BNews COP30: ONU envia carta contundente ao governo Lula após manifestantes invadem pavilhão

Imagens de satélite mostram antes e depois de tornado no Paraná 

Noruega goleia Estônia e complica chances da Itália ir à Copa do Mundo 

Tesla faz recall de 10.500 baterias nos EUA devido a risco de incêndio 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Clube baiano promove ação para mulheres empreendedoras em alusão ao agosto lilás; confira

25 de agosto de 2025
CNSaúde vai ao STF contra IRPJ e CSLL sobre Selic em depósitos judiciais
Carlos Muniz revela que projetos vetados por Bruno Reis serão analisados na CCJ
Mike Johnson é reeleito presidente da Câmara dos EUA 
Conheça Jawlene, jacaré resgatado sem parte do maxilar que viralizou na web 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?