By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Confusão em Independiente x La U: entenda próximos passos após cancelamento 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Confusão em Independiente x La U: entenda próximos passos após cancelamento 
outros

Confusão em Independiente x La U: entenda próximos passos após cancelamento 

Última atualização: 21 de agosto de 2025 00:23
Published 21 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Partida foi cancelada pela Conmebol por conta dos confrontos nas arquibancadas do Estádio Libertadores de América  Sulamericana, CNN Esportes, Copa Sul-Americana, Futebol internacional, Independiente, universidad de chile CNN Brasil

Contents
Leia MaisInter 0 x 2 Flamengo: veja os melhores momentos do jogo pela LibertadoresConmebol cancela Independiente x La U por confusões no estádio; entendaConfusão suspende jogo entre Independiente x La U na Sul-Americana; entendaO que diz o regulamento da Conmebol?

O jogo entre Independiente e Universidad de Chile terminou em confusão e tragédia na Argentina. Torcedores das duas equipes entraram em confronto nas arquibancadas do Estádio Libertadores de América, e os chilenos levaram a pior.

Por conta das confusões, a partida foi cancelada pela Conmebol. Naquele momento, os times empatavam por 1 a 1, resultado que classificaria a Universidad de Chile, diante da vitória por 1 a 0 no jogo de ida, em Santiago.

Agora, a definição na partida será no tribunal da entidade máxima do futebol sul-americano. Mas, afinal, quais são os próximos passos após o cancelamento do jogo? A CNN responde, via regulamento da Conmebol.

Leia Mais

  • Inter 0 x 2 Flamengo: veja os melhores momentos do jogo pela Libertadores

    Inter 0 x 2 Flamengo: veja os melhores momentos do jogo pela Libertadores

  • Conmebol cancela Independiente x La U por confusões no estádio; entenda

    Conmebol cancela Independiente x La U por confusões no estádio; entenda

  • Confusão suspende jogo entre Independiente x La U na Sul-Americana; entenda

    Confusão suspende jogo entre Independiente x La U na Sul-Americana; entenda

O que diz o regulamento da Conmebol?

“O Delegado da Partida liderará toda a equipe trabalhando com o objetivo prioritário de que todas as partidas da CONMEBOL se desenvolvam dentro dos limites de segurança e normalidade, desde a abertura dos portões até o término da partida e o posterior fechamento do estádio.

A interrupção, suspensão e abandono do Campo de Jogo ou o cancelamento da partida são o último recurso possível, e somente poderão ocorrer quando houver uma ameaça clara e iminente à segurança dos jogadores, oficiais e/ou público.

Com esse objetivo, devem-se considerar as orientações da CONMEBOL que deverão ser aplicadas durante a gestão de crise, como em situações de atraso, interrupção ou abandono da partida. Todos os responsáveis por tomar decisões devem estar envolvidos no processo.
O Árbitro deve interromper a partida se o Campo de Jogo não estiver em condições mínimas ou se outras questões não estiverem de acordo com as Regras de Jogo.

O Delegado da Partida deve avaliar a situação identificada e consultar o grupo de gestão de crise para definir se o caso se trata de:

  • Interrupção: quando o Delegado e os envolvidos no grupo de gestão de crise acreditam que em um curto período de tempo (normalmente até 45 minutos) a situação pode ser controlada e a partida pode ser retomada e concluída.
  • Suspensão: quando o Delegado e os envolvidos no grupo de gestão de crise acreditam que não será possível, em um curto espaço de tempo, controlar a situação para iniciar ou retomar a partida de forma segura.
  • Abandono: quando uma equipe não comparece para a partida (exceto em casos de força maior), se recusa a continuar jogando ou se retira do campo antes do fim da partida.

Durante a Reunião de Coordenação da Partida, o Delegado da CONMEBOL acordará com todos os participantes quem deverá compor o grupo de gestão de crise.

O Delegado da Partida deve registrar os nomes de todos os envolvidos, a localização durante a partida e o número de telefone celular para convocação da reunião de emergência de gestão de crise.

Recomenda-se avaliar o comportamento dos torcedores e a capacidade do estádio durante o processo de avaliação e tomada de decisão para suspender ou interromper uma partida.

É fundamental consultar os representantes da equipe local (e os responsáveis pela operação do estádio) e os oficiais de segurança.
Caso uma partida seja suspensa ou interrompida por motivo de força maior ou risco iminente, após seu início, a partida deve ser retomada com o mesmo placar e no mesmo minuto em que foi interrompida ou suspensa.

Os seguintes princípios devem ser seguidos para a retomada da partida:

  • A partida deve ser retomada nos mesmos termos e condições em que se encontrava no momento da suspensão;
  • A partida deve ser retomada com os mesmos jogadores em campo e os mesmos suplentes disponíveis no momento da interrupção da partida; não serão permitidas alterações de nenhum tipo;
  • As equipes só poderão fazer as substituições às quais tinham direito no momento da suspensão/interrupção;
  • Jogadores expulsos durante a partida suspensa não poderão ser substituídos;
  • Qualquer sanção aplicada antes da suspensão da partida permanece válida;
  • O novo horário de reinício, data e local devem ser decididos pela Direção de Competições e Operações da CONMEBOL;
  • Qualquer outro aspecto que demande decisão deverá ser encaminhado à Direção de Competições e Operações da CONMEBOL.

A CONMEBOL, por meio de seu Delegado da Partida e em casos de extrema gravidade, poderá suspender o jogo antes do seu início. Da mesma forma, uma vez iniciado, o Delegado da Partida, e caso considere pertinente por recomendação do Oficial de Segurança ou de outros oficiais presentes, poderá propor ao árbitro a suspensão da partida.

Se por causas alheias aos clubes (motivos de força maior) uma partida já iniciada for suspensa de forma definitiva, ela deverá ser retomada, em primeira instância, dentro das 24 horas seguintes à suspensão e, caso não seja possível a critério da CONMEBOL, será marcada uma nova data, completando-se os minutos restantes, mantendo-se o resultado e a mesma súmula da partida no momento da suspensão, salvo decisão diferente determinada pela CONMEBOL de acordo com as circunstâncias do caso.

Nos casos eventuais previstos no parágrafo anterior, o tempo prudente de espera será de até 45 minutos. Decorrido esse tempo, e persistindo total ou parcialmente as causas da interrupção, o árbitro poderá decretar a suspensão do jogo, salvo se houver circunstâncias que, de forma razoável, justifiquem aguardar por um prazo maior.

Todas as questões relacionadas à Segurança do jogo serão de responsabilidade exclusiva do clube que atuar como mandante, de acordo com as obrigações estabelecidas pelo Regulamento de Segurança e pelas circulares emitidas pela CONMEBOL. Para esses fins, e conforme a normativa local, os clubes mandantes serão considerados organizadores do evento. Todas as instruções sobre os aspectos de segurança relativas à organização das partidas estão estabelecidas no Regulamento de Segurança de Competições e Operações da CONMEBOL.

OBJETO
Regulamentar as estratégias operacionais, processos, regulamentações, funções, deveres e responsabilidades do recurso humano, técnico e logístico necessário para o planejamento, organização, execução e controle dos Planos Operacionais de Segurança, doravante POS, para hotéis, campos de treinamento e estádios anfitriões das competições de seleções e clubes, com o objetivo de preservar a ordem pública, segurança e bem-estar dos atletas, oficiais dos clubes, oficiais do jogo, patrocinadores, jornalistas, pessoal de apoio e público em geral.

ÂMBITO DE APLICAÇÃO
O presente regulamento de segurança se aplicará para todas as competições organizadas pelo Departamento de Competições e Operações da CONMEBOL.
No entanto, a Gerência de Segurança desse departamento se reserva o direito de emitir diretrizes, disposições, protocolos, recomendações e sugestões em matéria de segurança, logística, infraestrutura e segurança para suas competições de seleções ou clubes, conforme o nível de exigência organizacional, operacional e análise de ameaças.

RESPONSABILIDADE
Conforme o tipo de competição (seleções/clubes), a organização, segurança, conforto, logística, higiene, saúde pública, bem como o bem-estar e tranquilidade das delegações esportivas locais, visitantes e autoridades esportivas durante sua estadia na cidade anfitriã, são responsabilidade das AM ou Clube Local. O descumprimento das obrigações, deveres, medidas e procedimentos estabelecidos neste regulamento constitui uma infração, sendo os órgãos judiciais disciplinares da CONMEBOL competentes para impor as sanções cabíveis.”

Flamengo deixa Mundial com mais de R$ 150 milhões em premiação; veja valores

 

You Might Also Like

Deputado Júnior Muniz homenageia o BNews pelo aniversário de 15 anos: “Instrumento de informação e democracia”

Grávida, Rafa Kalimann mostra férias de luxo com Nattanzinho 

Camarote Salvador aposta no mundo mágico e sensorial para o Carnaval de 2026

“Drag Race Brasil”: conheça Ruby Nox, pernambucana campeã da 2ª temporada 

Marido de Ivete Sangalo se despede de avó em vídeo emocionante: “Amor em forma de pessoa”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

O detalhe em William Bonner que ninguém reparou no plantão de Bolsonaro

12 de setembro de 2025
Famosos lamentam morte de Preta Gil, aos 50 anos 
Jerônimo diz que prefeito baiano do União Brasil pode deixar o partido para se aliar ao governo; veja
RD Congo pede que Fórmula 1 encerre negociações com Ruanda; entenda 
Operação conjunta erradica mais de 11 mil pés de maconha no norte da Bahia
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?