Deputados, senadores e representantes dos Três Poderes se reúnem para a abertura oficial do ano legislativo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Congresso retoma trabalhos nesta segunda com novo comando eleito no site CNN Brasil. Política, Congresso, Davi Alcolumbre, Hugo Motta CNN Brasil
Com a eleição do novo comando da Câmara dos Deputados e do Senado, os congressistas retomam oficialmente aos trabalhos nesta segunda-feira (3). O Congresso Nacional realiza, a partir das 16h, sessão solene para a abertura do ano legislativo, com a presença de representantes dos Três Poderes.
A cerimônia é protocolar e envolve uma série de ritos, como a subida da rampa do prédio do Congresso pelos presidentes eleitos do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e pelos representantes do Executivo e Judiciário. Em caso de chuva, a entrada ocorre pelo Salão Branco.
Demais ritos incluem a participação da Banda dos Fuzileiros Navais para a execução do Hino Nacional, no início da sessão.
No plenário, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, deve ler a mensagem do Executivo com a agenda prioritária do governo. Ele representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação política do Planalto com o Congresso, também deve comparecer.
Uma mensagem do Judiciário também deve ser lida pelo representante do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seguida, Motta e Alcolumbre também devem discursar.
Em seus discursos de vitória, após a eleição no sábado (1°), os novos presidente reforçaram a necessidade de independência e harmonia entre os Poderes, com o devido respeito às prerrogativas de cada um.
Antes da sessão, Motta e Alcolumbre devem ter reunião com Lula para tratar da relação com o Executivo e as prioridades do governo neste ano. O encontro será um café da manhã no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.
A lista completa e detalhada com os projetos prioritários para o Executivo ainda será encaminhada nos próximos dias por Alexandre Padilha aos novos presidentes.
Entre as propostas de destaque estão a isenção do Imposto de Renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil e um projeto voltado para microempreendedores e para o estímulo à venda de produtos brasileiros no exterior.
Na tarde desta segunda-feira, Motta deve realizar a primeira reunião do ano entre líderes partidários da Câmara dos Deputados. O encontro está previsto para às 17h30, no Colégio de Líderes da Câmara. Devem ser discutidas as pautas prioritárias para o ano de 2025 e o prazo de instalação das comissões permanentes da Casa.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Congresso retoma trabalhos nesta segunda com novo comando eleito no site CNN Brasil.