Comandada por Dona Nena, indústria conta com produção de chocolate sustentável; presidente Francês Emmanuel Macron e rainha da Dinamarca já visitaram o local Pará, -agencia-cnn-, Belém, cacau, Chocolate, COP30, Pará (estado) CNN Brasil
A CNN Brasil visitou, nesta quinta-feira (13), a “Casa do Chocolate”, uma fábrica localizada na Ilha do Combú, em Belém, capital do Pará, que produz chocolate sustentável no meio da floresta.
Comandada pela chocolatier Izete Costa, mais conhecida como “Dona Nena”, a fábrica virou passeio turístico na cidade, com chegada de barco na região.
Belém é a sede da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) este ano e segue até o dia 21 de novembro, com representantes de 194 países e da União Europeia.
“A gente está dentro da floresta, mantendo a floresta em pé. Esse é um produto sustentável que leva apenas cacau e açúcar”, disse Dona Nena sobre o chocolate e cacau amazônico 100% orgânico.
“A gente diz que é um chocolate ‘da floresta à barra’. Todo o processo é feito aqui, com o cacau da própria propriedade, que cresce debaixo da floresta, dos vizinhos, da própria comunidade e parceiros que a gente tem, que entregam a matéria-prima para a gente dentro de um padrão de qualidade que nós exigimos.”
A fábrica conta com aproximadamente mil pés de cacau plantados, no entanto, Dona Nena afirma que os maiores desafios lidados na Casa de Chocolate são a energia e a falta de água potável.
“Temos uma rede de energia, hoje ela está mais estável, mas a gente ainda corre o risco de ficar sem energia porque ela fica no meio da floresta. Então, muitas vezes tem queda de árvores natural, principalmente nesse momento da chuva. O nosso solo e as raízes das árvores ainda são muito superficiais, com o solo úmido e ventania elas acabam caindo, muitas vezes em cima da rede elétrica, e até achar onde é, a gente passa a semana sem energia.”
A chocolatier explica que teve por volta de 40% de diminuição da produção, por consequência das mudanças climáticas.
Produção do chocolate
Dona Nena ainda ensinou à reportagem o processo de produção do chocolate sustentável. Na fábrica, são processados diariamente 30 kg de barras de cacau.
O procedimento começa na colheita do cacau, que passa por uma fermentação durante seis dias para eliminar acidez e incorporar aroma e sabor.
Depois de fermentado, o cacau é torrado, tem sua casca removida e se torna do chamado “nibs de cacau”. Se inicia a trituração, que aquece e libera manteiga, assim umedecendo o chocolate, podendo já ser modelado diretamente em embalagens feitas de folhas secas.
A venda dos produtos é feita na própria comunidade, para turistas que visitam a região. Na última semana, Dona Nena recebeu a visita do presidente da França, Emmanuel Macron, e da rainha da Dinamarca, Mary Donaldson.

