Foram roubadas joias consideradas “inestimáveis” no domingo (19) Lifestyle, Arte, França, Museu do Louvre CNN Brasil
O Museu do Louvre, em Paris, foi alvo de uma audaciosa ação criminosa neste domingo (19) que resultou no roubo de joias consideradas “inestimáveis“.
Os ladrões agiram em apenas sete minutos, violando a Galeria de Apolo e suas vitrines que abrigavam importantes peças da realeza francesa.
A Galeria de Apolo é conhecida por abrigar a coleção real de vasos de pedra dura do rei Luís 14, esculpidos em minerais preciosos como jade, ametista e lápis-lazúli, assim como as Joias da Coroa Francesa.
Entre os maiores tesouros expostos na Galeria de Apolo estiveram o espinélio “Côte de Bretagne”, que pertenceu a Ana da Bretanha e é considerado a gema mais antiga da coleção, sobrevivendo a séculos de roubos e dispersões; os lendários diamantes Regent, Sancy e Hortensia, que já brilharam em coroas e trajes reais; e os conjuntos de esmeraldas e diamantes do século 19, que pertenceram à imperatriz Maria Luísa.
A Galeria é parte do Museu do Louvre desde o fim do século 18. Ela foi projetada originalmente na década de 1660 e concluída sob a direção do arquiteto Félix Duban no século 19. A sala é ainda considerada Patrimônio Nacional e Mundial. Desde 1887, abrigou a prestigiada coleção de Joias da Coroa Francesa, que reúne algumas das gemas mais célebres do mundo.
O espaço passou por um processo de restauração em 2019, recuperando molduras douradas e vitrais.
Entre os itens roubados, destaca-se a tiara de diamantes e pérolas da Imperatriz Eugênia, adquirida pelo Louvre há alguns anos após a dispersão da coleção Turnum Taxis. Também foram levados diamantes históricos como o Regen, um dos mais célebres do mundo, e o Hortensia, além de um conjunto de diamantes e safiras que pertenceram à Dona Amélia e à Condessa de Paris.
Este não é o primeiro incidente desta natureza no Louvre. O museu já enfrentou outros episódios de furto ao longo de sua história, incluindo o famoso roubo da Mona Lisa em 1911, que foi posteriormente recuperada
Veja também: Roubo no Louvre: veja as joias que foram levadas pelos criminosos

