By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Conheça a história de Luciano Emílio, lenda brasileira da MLS 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Conheça a história de Luciano Emílio, lenda brasileira da MLS 
outros

Conheça a história de Luciano Emílio, lenda brasileira da MLS 

Última atualização: 8 de outubro de 2025 17:57
Published 8 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Luciano Emílio relembra tempos de ouro no DC United, quando foi eleito o melhor da Liga Americana de Futebol Profissional antes da chegada de ídolos como Beckham e Lionel Messi  Futebol, CNN Esportes, Futebol brasileiro, Futebol internacional, MLS CNN Brasil

Contents
Leia MaisJogador do Barcelona critica partida da LaLiga nos EUA: “Ninguém nos ouve”Cucurella mostra interesse por assunto inusitado: máquinas de lavarBrasil defende tabu de 26 anos contra Coreia do Sul; veja retrospectoInfância difícil no interiorVeja números e curiosidades da carreira de Luciano Emílio

A Major League Soccer (MLS) está nos holofotes por conta da chegada de Lionel Messi, considerado um dos melhores jogadores da história do futebol. Mas, muito antes do argentino, e outros ídolos desembarcarem nos Estados Unidos, um brasileiro dominava totalmente o cenário da liga.

Luciano Emílio era atacante e teve carreira de pouco destaque no Brasil. Tanto que, por aqui, só jogou no XV de Piracicaba, onde foi revelado, no Rio Branco de Americana, no União Barbarense e na Catanduvense, clube pelo qual encerrou sua carreira. Em mercados considerados de menor apelo no mundo do futebol, o centroavante construiu uma bela história.

Nos Estados Unidos, só jogou no DC United. Luciano Emílio se tornou um ídolo pela grande campanha realizada em 2007, que lhe rendeu o prêmio de melhor jogador da MLS. Naquela temporada, o atacante marcou 24 gols em 37 partidas, levando a equipe de Washington à liderança geral da liga americana. Não deu para conquistar o título, mas foi ali que a carreira do jogador mudou de vez.

“Foi um ano realmente iluminado para mim. Cheguei para disputar posição e acabei me tornando o melhor jogador da liga naquele ano. Relembro com muito carinho aquela campanha, sempre fui centroavante, marcador de gols, mas naquela temporada tudo parecia que dava certo”, disse, em entrevista à CNN.

Leia Mais

  • Jogador do Barcelona critica partida da LaLiga nos EUA: "Ninguém nos ouve"

    Jogador do Barcelona critica partida da LaLiga nos EUA: “Ninguém nos ouve”

  • Cucurella mostra interesse por assunto inusitado: máquinas de lavar

    Cucurella mostra interesse por assunto inusitado: máquinas de lavar

  • Brasil defende tabu de 26 anos contra Coreia do Sul; veja retrospecto

    Brasil defende tabu de 26 anos contra Coreia do Sul; veja retrospecto

Para vencer o prêmio, inclusive, o centroavante superou ninguém mais ninguém menos que David Beckham, astro inglês que estava iniciando sua passagem pelo Los Angeles Galaxy. Outro nome de destaque na disputa, o meia-atacante mexicano Cuauhtémoc Blanco correu por fora.


Jogador dividiu os gramados com David Beckham • Foto: Arquivo Pessoal

Mais importante que os gols, já que Luciano ficou mais duas temporadas no DC United e se tornou um dos cinco maiores artilheiros do clube, foi o reconhecimento da torcida. Esse carinho fez com que o agora ex-atleta escolhesse os Estados Unidos como sua casa. Hoje, Emílio comanda uma escolinha de preparação para jovens atletas e é voz ativa em sua comunidade.

“Legal para mim, de fato, é devolver todo esse apego dos torcedores que me viram, me incentivaram, realmente torceram pelo meu sucesso”, confessou.

Infância difícil no interior

Nem sempre foi fácil. Antes de brilhar nos gramados, Luciano Emílio teve que se virar para seguir o seu sonho, incluindo em dias de jogos de futebol. Não só para acompanhar as partidas, mas também para trazer o sustento em momentos complicados.

“Eu vendia salgadinho nos estádios para conseguir assistir aos jogos e me sustentar. Era a única maneira que a gente encontrava para trazer esse sustento e unir essa paixão. Foi ali que eu também descobri o meu sonho de se tornar jogador de futebol”, relembrou.

Nascido na Ilha Solteira, Luciano Emílio entendeu rapidamente que poderia mudar a vida da família, tanto que fez uma promessa à mãe de comprar uma casa. Aos 17 anos, já vestindo a camisa do Rio Branco, entre boa campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o centroavante teve a oportunidade de ir para a Itália. O Parma se interessou e tinha outros brasileiros como Amoroso e lendas do calibre de Gianluigi Buffon.

Não deu certo, mas não por conta de Luciano. Sem um passaporte europeu, o jovem não teve nem a oportunidade de mostrar a que veio. Foi aí que veio uma luz no fim do túnel, de um velho conhecido: Altafini Mazzola, campeão do mundo tanto com o Brasil quanto com a Itália. Foi dele a ideia de se transferir para Colônia, na Alemanha, onde Emílio conseguiu ter mais oportunidades.

Sozinho, com 18 anos, ele não conseguiu se adaptar de fato e iniciou uma caminhada por outros países. Além de Itália, Alemanha e Brasil, Emílio se transferiu para o futebol hondurenho, onde jogou por dois rivais: o Olimpia — homônimo ao gigante paraguaio — e o Real España. Foi no Caribe que ele atraiu a atenção do DC United.

Ele também jogou no México, com a camisa do Querétaro, clube que ficaria famoso anos mais tarde por conta da passagem de Ronaldinho Gaúcho, e pelo Neza UTN. O centroavante ainda teve uma breve passagem pelo Danúbio, do Uruguai, já no fim da carreira.

Luciano Emílio é uma daquelas histórias de superação que não estiveram nos holofotes, mas trazem esperança a milhares de jovens que sonham com os gramados. Aos 46 anos, o ex-jogador se diz completo, mas queria ter jogado mais no Brasil.

“Tive sondagens de grandes clubes como Palmeiras, Cruzeiro e Santos. Quase fui, mas acabou não se concretizando. E está tudo bem, construí a minha história e me orgulho muito dela. Me sinto um vencedor por tudo que conquistei”, finalizou.

Veja números e curiosidades da carreira de Luciano Emílio

  • 173 jogos como profissional
  • 54 gols
  • Campeão em seis países diferentes
  • Artilheiro em Honduras, nos Estados Unidos e na Alemanha

 

Kaio Jorge se diz melhor que Hulk, Pedro, Vitor Roque e Yuri Alberto

 

You Might Also Like

Lua pode ser impactada por asteroide em 2032; veja quais são as chances 

O que o solo da Lua diz sobre a origem da água na Terra 

Tarcísio visita Bolsonaro pela primeira vez desde prisão do ex-presidente 

China executa 11 criminosos ligados a gangues de Mianmar 

DF tem 447 vagas nesta quinta-feira (29/1). Salários chegam a R$ 2,8 mil

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Wall Street fecha sem rumo único após dados de emprego; Nasdaq sobe com IA 

7 de janeiro de 2026
Veja ranking de clubes do Brasileirão mais seguidos no instagram 
Lula dobra aposta contra big techs com ajuda de Felca e pesquisas internas
Diretor de “Emilia Pérez” agradece a Karla Sofía Gascón em discurso 
Homem com extensa ficha criminal é espancado até a morte no DF
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?