By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Conheça o Smart: inovação inteligente no controle da glicemia 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Conheça o Smart: inovação inteligente no controle da glicemia 
outros

Conheça o Smart: inovação inteligente no controle da glicemia 

Última atualização: 20 de maio de 2025 16:21
Published 20 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Uma novidade da MedLevensohn
Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça o Smart: inovação inteligente no controle da glicemia no site CNN Brasil.  Saúde, Diabetes, Glicemia, MedLevensohn, saude, Smart CNN Brasil

Contents
As causas e prevenção do diabetesOs vários tiposRevolução no controle do diabetes

https://www.cnnbrasil.com.br/wp-content/uploads/sites/12/2025/05/CNN_MEDLEVENSOHN_V2_638978.mp4

Uma doença crônica, silenciosa, que já se tornou um problema de saúde pública em todo o mundo, o diabetes mellitus afeta cerca de 17 milhões de brasileiros1.

No ranking mundial, o Brasil ocupa a 5ª posição em incidência da doença, perdendo apenas para a perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Esses dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF) 2.

Já o Ministério da Saúde revela que a condição é a quarta principal causa de morte no Brasil. Estima-se que mais de 10% da população do país conviva com o diabetes3, e o número vem crescendo a cada ano (comparativo com 2021, quando eram 9%)3.

E o pior é que cerca de 46% dos diabéticos no país não sabem que têm a doença, ou não se cuidam adequadamente. A falta de um diagnóstico e tratamento pode levar a complicações graves, como cegueira, insuficiência renal e amputações3.

Conhecer suas causas e sintomas, bem como os tratamentos e formas de controle disponíveis, é o caminho para conviver bem com a doença.

 

As causas e prevenção do diabetes

A enfermidade é provocada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo4.

A condição pode levar ao aumento da glicemia e, quando essas taxas estão elevadas, há riscos de complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos4.

A doença é causada por fatores genéticos, ausência de hábitos saudáveis ou aspectos como pressão ou colesterol alto, alterações na taxa de triglicérides no sangue; sobrepeso (principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura); problemas renais crônicos; diabetes gestacional; síndrome de ovários policísticos e o uso de medicamentos da classe dos glicocorticoides, entre outros4.

Para prevenir, a recomendação é adotar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, seguir uma alimentação nutritiva e equilibrada, manter o peso sob controle e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, além de realizar um check up regularmente4.

 

Os vários tipos

Há diversos tipos de diabetes mellitus, que podem se apresentar de diversas formas. Mas seja qual for o sintoma, é fundamental que o paciente procure um serviço de saúde para dar início ao tratamento.

  • Tipo 1: ocorre quando há destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina2. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos. Surge geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue2. Entre os principais sintomas estão a vontade de urinar diversas vezes; fome frequente; sede constante; perda de peso; fraqueza; fadiga; nervosismo; mudanças de humor; náusea e vômito2. O tratamento exige o uso diário de insulina por via injetável e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue2.
  • Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos e sua causa está relacionada principalmente ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados2,4. Os principais sintomas são infecções frequentes; alteração visual (visão embaçada); dificuldade na cicatrização de feridas; formigamento nos pés e surgimento de furúnculos2. O tratamento não depende da aplicação de insulina, mas pode ser controlado por medicamentos ministrados por via oral2.
  • Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Esse tipo afeta entre 2 e 4% de todas as gestantes e implica risco aumentado do desenvolvimento posterior de diabetes para a mãe e o bebê4. Toda gestante deve fazer o exame de diabetes, regularmente, durante o pré-natal. Mulheres com a doença têm maior risco de complicações durante a gravidez e o parto4.
  • Outros tipos: são causados por defeitos genéticos associados a outras doenças ou pelo uso de medicamentos2.

 

Revolução no controle do diabetes

Quem convive com a doença precisa acompanhar constantemente os níveis de glicose no sangue.

A boa notícia é que neste aspecto, a tecnologia tem avançado a passos largos. Se antes o paciente precisava usar um glicosímetro, que mede a glicose capilar através de uma gota de sangue obtida com uma picada no dedo, hoje o paciente já conta com o SMART MedLevensohn, um dispositivo que realiza o monitoramento contínuo ou regular dos níveis de glicose, indicado para uso a partir dos 2 anos de idade.

O dispositivo realiza leituras precisas e automáticas a cada 5 minutos, e os dados coletados pelo sensor são transmitidos via Bluetooth para o aplicativo AiDEX, que registra o histórico de medições e as tendências das taxas de glicose.

O SMART permite, ainda, registrar os eventos que afetam as taxas de glicose, como a realização de exercícios físicos, e criar alertas para hiperglicemia e hipoglicemia.

Discreto e prático, ele mede 35mm de altura x 21,8mm de largura, de forma a proporcionar maior conforto na realização das atividades diárias.

E é facílimo de usar: basta colocar o dispositivo na parte posterior do braço ou no abdômen e ele começa a medir a glicemia automaticamente, sem picadas, dores nem incômodos. Pode ser usado a partir de 2 anos de idade.

Com o SMART você mede sua glicemia automaticamente, de forma inteligente, sem precisar parar o que está fazendo. Troque medir todo dia por medir o dia todo.

 

Para saber mais, acesse o site.

 

 

Referências

  1. Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ). Diabetes. Disponível em: https://fiocruz.br/diabetes. Acessado em 30 de abril de 2025.
  2. Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde. Dia Nacional do Diabetes. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/26-6-dia-nacional-do-diabetes-4/. Acessado em 30 de abril de 2025.
  3. Agência Brasil. Mais de 10% dos brasileiros vivem com diabetes. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-11/mais-de-10-dos-brasileiros-vivem-com-diabetes. Acessado em30 de abril de 2025.
  4. Ministério da Saúde. Diabetes (diabetes mellitus). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/diabetes#:~:text=Fatores%20de%20risco,medicamentos%20da%20classe%20dos%20glicocorticoides. Acessado em 30 de abril de 2025.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça o Smart: inovação inteligente no controle da glicemia no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Baiano Isaias Ribeiro conquista medalha de prata histórica para o Brasil no Mundial de Boxe

VOLTOU ATRÁS: “Careca do INSS” decide não depor na CPMI e reunião é suspensa

Denúncia aponta demissão de mais de 30 funcionários e fechamento de leitos de UTI em Hospital de Salvador

Irmã de Bruna Marquezine é flagrada em clima de romance com ex de Anitta; saiba quem

Avião carregado com 180 kg de cocaína cai em canavial; piloto morreu no local

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Israel intensifica operação na Cidade de Gaza, diz Netanyahu 

7 de setembro de 2025
“Uma energia mágica”, diz Geraldo Júnior sobre saída do Ilê Aiyê
Bellingham critica qualidade dos gramados no Mundial: “A bola mal quica” 
VÍDEO: “Vai ser cobrado e punido”, revela Thiago Carpini sobre expulsão de Matheusinho
Motociclistas cercam policiais durante manifestação
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?