Havia uma preocupação dos agentes do mercado de que o programa do governo poderia gerar uma pressão inflacionária Macroeconomia, CLT, CNN Brasil Money, Crédito, trabalhador CNN Brasil
O programa Crédito do Trabalhador, que amplia o acesso ao consignado privado, têm tido impacto menor do que o esperado, informou o BC (Banco Central) na ata do Copom (Comitê de Política Monetária) divulgada nesta terça-feira (5).
Lançada em março, a iniciativa já emprestou R$ 21 bilhões a mais de 3 milhões de trabalhadores. O programa tem como objetivo oferecer crédito com juros mais baixos aos profissionais CLT.
“Algumas medidas recentes, como o consignado privado, têm tido menor impacto do que era esperado por muitos participantes do mercado. Tendo em vista o calendário de implementação nesta linha de crédito, bem como o efeito em outras modalidades da introdução e retirada de impostos, o Comitê avalia que deve acompanhar atentamente as próximas divulgações dos dados de crédito”, diz o BC.
Inicialmente, havia uma preocupação dos agentes do mercado de que o programa poderia gerar uma pressão inflacionária e, por consequência, obrigar o BC a elevar ainda mais a taxa de juros.
Na ata do Copom divulgada nesta terça-feira (5), o BC afirma que a conjuntura de atividade econômica tem indicado certa moderação no crescimento, corroborando o cenário delineado pelo colegiado.
O mercado de crédito também tem apresentado uma moderação, com recuo nas concessões de crédito livre e elevação nas taxas de juros e de inadimplência.
No crédito às pessoas físicas, há um aumento do comprometimento da renda familiar com o serviço das dívidas e um maior pagamento do que contratação de dívida por parte das pessoas físicas.
Na avaliação do Copom, o cenário econômico exige cautela na condução da política monetária. Diante da conjuntura, o colegiado decidiu manter a taxa Selic em 15% ao ano.
“Em se confirmando o cenário esperado, o Comitê antecipa uma continuação na interrupção no ciclo de alta de juros para examinar os impactos acumulados do ajuste já realizado, ainda por serem observados, e então avaliar se o nível corrente da taxa de juros, considerando a sua manutenção por período bastante prolongado, é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta”, diz a ata.