By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Contos de fadas: por que é importante adotá-los nas escolas? 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Contos de fadas: por que é importante adotá-los nas escolas? 
outros

Contos de fadas: por que é importante adotá-los nas escolas? 

Última atualização: 2 de abril de 2025 10:57
Published 2 de abril de 2025
Compartilhe
Compartilhe

No Dia Internacional do Livro Infantil, entenda como essas narrativas podem ajudar as crianças a lidar melhor com a vida e suas próprias emoções
Este conteúdo foi originalmente publicado em Contos de fadas: por que é importante adotá-los nas escolas? no site CNN Brasil.  Educação, Escola, Fantasia, Infância, Literatura CNN Brasil

Contents
Leia MaisGoverno lança guia sobre uso de telas por crianças e adolescentes; confiraProibição do celular na escola é para melhorar a aprendizagem, diz MECUSP libera mais de mil livros gratuitos; saiba como acessar e baixarFantasias e brincadeiras Versões originais dos clássicos

Hoje, 2 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, em 1805. Um dos principais autores de contos de fadas da literatura mundial, Andersen é o nome por trás de clássicos como “A Pequena Sereia” e “O Patinho Feio”.  

Há mais de dois séculos suas histórias encantam gerações e mais gerações de pequenos leitores e servem como uma ferramenta importante, nas escolas e em casa, para ajudar a criança a entender o mundo, enfrentar as dificuldades do dia a dia e a lidar melhor com as próprias emoções e consigo mesma. 

Leia Mais

  • Governo lança guia sobre uso de telas por crianças e adolescentes; confira

    Governo lança guia sobre uso de telas por crianças e adolescentes; confira

  • Proibição do celular na escola é para melhorar a aprendizagem, diz MEC

    Proibição do celular na escola é para melhorar a aprendizagem, diz MEC

  • USP libera mais de mil livros gratuitos; saiba como acessar e baixar

    USP libera mais de mil livros gratuitos; saiba como acessar e baixar

Além de Andersen, que morreu em 1875, textos de Charles Perrault (1628-1703), dos irmãos Jacob (1785-1863) e Wilhem Grimm (1786-1859) e da dupla Madame de Villeneuve (1685-1755) e Madame de Beaumont (1711-1780) seguem ultrapassando as barreiras do tempo como peças-chave para compreender nossa humanidade. 

Os contos de fadas, também conhecidos como contos maravilhosos, são narrativas que circulam em culturas diversas desde tempos longínquos em que ainda não existia a escrita. A oralidade era o recurso para a transmissão e preservação de histórias, fatos e experiências memoráveis.

“O que chamamos hoje de contos de fadas são histórias populares medievais que sofreram adaptações na passagem da versão oral ao registro escrito. Houve um trabalho de suavização dos enredos com teor violento e político a fim de adequá-los à sensibilidade das crianças, que passaram a ocupar um novo papel na sociedade a partir do século XVIII”, explica Francisco Thiago Camêlo da Silva, docente da área de Literatura Infantil e Juvenil da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). 


Escritor dinamarquês Hans Christian Andersen
Dia Internacional do Livro Infantil celebra nascimento de Hans Christian Andersen • Thora Hallager/Wikimedia Commons

Contos de fadas como “Chapeuzinho Vermelho”, “João e Maria” e “Cinderela” são fundamentais para o desenvolvimento psíquico na infância e por isso são um recurso pedagógico comum nas escolas. Por meio da representação de embates entre personagens inocentes e frágeis com seres poderosos e malignos, essas narrativas abordam problemas emocionais, dramas subjetivos e questões da psiquê humana absorvidos pela criança de forma simbólica. 

A ficção ajuda a criança a lidar com medos, emoções tidas como negativas, perdas e até o receio de crescer ou de perder o amor dos pais. “Eis aí um dos principais papéis dos contos de fadas e de toda a literatura: promover o conhecimento de si no encontro com outro e com o mundo”, diz Francisco. 

Fantasias e brincadeiras 

Além de ouvir as narrativas e adotar os contos de fadas, incentivar as crianças a representá-los na escola – em cenas de teatro ou vestindo fantasias – também é importante. 

“As crianças ainda podem colocar a mão na massa e participar ativamente da escrita dos roteiros teatrais e da elaboração dos cenários e fantasias. Tais tipos de representação podem potencializar a estesia, ou seja, a capacidade de percepção das experiências e sentimentos humanos que se encontram encapsulados nos contos de fadas”, explica Paulo César Ribeiro Filho, também professor de Literatura Infantil e Juvenil na FFLCH-USP. 


Brincar com fantasias inspiradas em contos de fadas na escola estimula a percepção das experiências humanas • Freepik

O docente destaca que o conto de fadas, aliás, desponta como um dos únicos gêneros literários a obter êxito nos mais diversos suportes e formas artísticas: do livro impresso ao digital, as narrativas seguem atraindo leitores a partir de filmes, séries, musicais, peças de teatro, performances de dança, histórias em quadrinhos e jogos de videogame.

Versões originais dos clássicos

No ponto de vista de Paulo César, é mais interessante, entretanto, oferecer à criança o acesso aos livros de contos de fadas antes de suas adaptações para as telas – como as animações e os consequentes longas live action da Disney. 

Ele ainda chama a atenção para a relevância de se trabalhar com as versões originais dos clássicos (na linguagem conforme a faixa etária, obviamente) em vez de optar por reescrituras que eliminam elementos considerados tabus pelos adultos – como abandono, morte e fome, características comuns aos contos de Andersen, por exemplo. 

“Uma vez estabelecido um bom repertório literário, assistir a um filme ou a uma série adaptada de contos de fadas na companhia de uma criança pode tornar-se uma atividade prazerosa para todos os envolvidos, visto que haverá espaço para diálogos posteriores em que seja possível refletir sobre os possíveis ‘acertos’ e ‘erros’ da adaptação conforme o gosto ou a expectativa dos espectadores”, opina o especialista. 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Contos de fadas: por que é importante adotá-los nas escolas? no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Explosão de botijões de gás deixa duas pessoas em estado grave no DF

Carf mantém cobrança de IRPF contra Carla Vilhena por contrato PJ com a Globo

Após trocar União por PSD, Caiado envia carta aberta a Rueda: “devolver o Brasil aos brasileiros”

EXCLUSIVO! Natural de Juazeiro, Ivete Sangalo exalta relação com Salvador e importância da cidade em sua carreira: ‘aqui me entendem’

Líder de facção baiana que faturou R$ 10 milhões com atividades ilícitas é alvo de operação; saiba mais

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Saiba a reação de Adriana Villela após soltura de Francisco Mairlon

15 de outubro de 2025
Ex-jogador de Copa do Mundo é preso sob acusação de abuso sexual infantil; saiba detalhes
Após ganhar medalha do Nobel, Trump quer Machado “envolvida” na Venezuela 
Ciro Nogueira e Eduardo se falam por telefone após embate nas redes 
Brasilienses aproveitam Dia das Mães ensolarado na capital
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?