Visando intensificar medidas de prevenção contra afogamentos no Lago Paranoá, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) incluiu dois novos postos de atendimentos: um na Ponte JK e um na Prainha do Lago Norte.
As centrais onde ficam os guarda-vidas funcionam desde o último fim de semana.
A medida foi tomada pela corporação devido a um elevado número de ocorrências por afogamento que costuma acontecer no Lago Paranoá. Neste ano, pelo menos quatro óbitos foram registrados por afogamentos na região.
Leia também
-
Setor de Clubes Sul: banhista de 31 anos morre afogado no Lago Paranoá
-
Vídeo. Bombeiros salvam homem de 37 anos que se afogou no Lago Paranoá
-
Seis pessoas se afogaram no Lago Paranoá nos últimos sete dias
-
Grupo se afoga no Lago Paranoá; adolescente fica 40 minutos submerso
Em janeiro deste ano, o estudante Matheus Rodrigues, de 17 anos, morreu afogado no Deck do Lago Sul. Entre os dias 17 e 24 de abril, seis pessoas se afogaram no Lago e três delas morreram.
Em 18 de abril, quatro jovens se afogaram no lago. Entre as vítimas, Kauany Victoria de Sousa, de 17 anos, ficou submersa por cerca de 45 minutos e não resistiu, falecendo após ser resgatada.
Em 20 de abril, um homem de aproximadamente 45 anos ficou 10 minutos debaixo d’água e veio a óbito, mesmo após atendimento médico. Quatro dias depois, um homem de 31 também morreu nas águas.
A equipe de mergulho do CBMDF resgatou a vítima após 17 minutos de buscas. Por 30 minutos, os socorristas tentaram reanimá-lo, mas não tiveram êxito.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Os afogamentos são mais frequentes durante os finais de semana, quando o fluxo aumenta
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto2 de 3
Entre o começo da Semana Santa (17/4) e a última quinta-feira (24/4), seis pessoas se afogaram no Lago Paranoá. Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), três delas morreram.
Divulgação/CBMDF3 de 3
O homem de 37 anos foi encontrado a cinco metros de profundidade e próximo à Ponte JK
Divulgação/CBMDF
O caso mais recente, que terminou em um final feliz, foi no dia 8 de junho, quando um homem se afogou próximo à Ponte JK e sobreviveu após 15 minutos de manobras de ressuscitação do Corpo de Bombeiros.
Relembre o caso:
Alerta dos Bombeiros
O Corpo de Bombeiros do DF alerta a população sobre a importância da prevenção de afogamentos no Lago Paranoá, principalmente nos finais de semana. “A maioria dos casos ocorre aos finais de semana, entre 11h e 15h, período de maior fluxo de banhistas nas áreas de lazer.
Diante desse cenário, o CBMDF intensificou suas ações de prevenção e resposta, com o reforço no número de postos de Guarda-Vidas. A partir deste final de semana, a Ponte JK e a Prainha do Lago Norte contarão com duas equipes de bombeiros cada”, disse o CBMDF em nota.
Os guarda-vidas do CBMDF devem ser acionados diante de qualquer ocorrência por afogamento. Qualquer emergência deve ser rapidamente informada ao telefone de emergência 193.