Informações foram divulgadas após uma reunião com o Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) Pará, -agencia-brasil-, aves-do-paraíso, Belém, COP30 CNN Brasil
Marcada para novembro, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) conta com a presença confirmada de 47 países, de uma lista de mais de 190.
As delegações realizaram pagamento das reservas de hospedagem, sendo 39 por meio da plataforma oficial e oito negociadas diretamente com a rede hoteleira ou outras plataformas.
Buscas sobre o evento na internet crescem 440% em agosto no Brasil
As informações foram divulgadas após uma reunião com o Bureau da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), na qual alguns países apresentaram questionamentos sobre a organização para a conferência global.
Um dos pontos apresentados foi a solicitação de pagamento de um subsídio brasileiro para hospedagem das delegações, mas a secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior, descartou a possibilidade.
Subsídio em hospedagens negado
Segundo divulgado em coletiva de imprensa após a reunião, o Brasil negou um pedido de autoridades da ONU para contribuir com um subsídio no valor das hospedagens.
“O governo brasileiro já está arcando com custos significativos para a realização da COP, então, por isso, não há como subsidiar delegações de países e, inclusive, delegações de países que são mais ricos que o Brasil”, afirmou a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior.
“Não cabe, do nosso ponto de vista, do governo brasileiro, não cabe aos brasileiros fazer subsídios a outros países. Reafirmamos também nosso apoio para que a ONU use o auxílio que eles já dão aos países mais pobres com o mesmo valor que eles já dão em outras cidades brasileiras”, completou a secretária.
Interesse de 190 países
Miriam Belchior destacou que 190 países que já manifestaram interesse em participar da conferência terão suas necessidades atendidas dentro de planos operacionais que envolvem segurança, saúde e transporte, todos alinhados às diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo ela, muitos países aguardavam a reunião para avançar nas reservas de hospedagem. A partir dos encontros bilaterais previstos, a organização acredita que será possível destravar o primeiro lote de confirmações.
Alguns ajustes serão feitos de imediato para adequar a plataforma da COP30, como a criação de blocos de hospedagem com períodos menores de diárias.
Com informações de Vinícius Murad, da CNN.