By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: COP30 antecipa consultas e pressiona países por novas metas climáticas 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > COP30 antecipa consultas e pressiona países por novas metas climáticas 
outros

COP30 antecipa consultas e pressiona países por novas metas climáticas 

Última atualização: 19 de agosto de 2025 13:53
Published 19 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Sexta carta da Presidência reforça prazo para entrega das NDCs e amplia debate sobre temas centrais da conferência  Pará, COP30, Mudanças climáticas, ONU, Sustentabilidade CNN Brasil

Contents
Leia MaisPresidente da COP30 divulga 5ª carta oficial, com foco em vulneráveisCOP30 quer fazer de Belém um “ritual de transição climática”Negligência ameaça tornar COP30 menos inclusiva, diz Observatório do ClimaMudança de tom

A Presidência da COP30 anunciou nesta terça-feira (19), o lançamento de consultas antecipadas para tratar de temas decisivos da conferência do clima, marcada para novembro em Belém (PA). A iniciativa foi apresentada na sexta carta do presidente designado, embaixador André Corrêa do Lago, como forma de garantir um processo inclusivo, transparente e previsível.

Tradicionalmente, esse tipo de consulta começa apenas durante as duas semanas de conferência. Ao antecipar o processo, a Presidência busca criar espaço para diálogo aberto, superar impasses técnicos e preparar terreno para negociações políticas de alto nível.

O ponto central do documento é o apelo para que os países entreguem suas novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) até setembro, de modo que possam ser incluídas no relatório-síntese da Convenção do Clima. Até o momento, cerca de 80% das nações ainda não apresentaram suas metas para 2035.

“Nenhuma ação demonstra mais compromisso com o multilateralismo e com o regime climático do que as NDCs que nossos países apresentam”, afirmou Corrêa do Lago. “Longe de representar meras metas climáticas para 2035, nossas NDCs representam a visão de nosso futuro comum. Elas são veículos de cooperação que nos permitem realizar essa visão juntos.”, completou.

As consultas começarão com uma sessão virtual nas próximas semanas. Depois, haverá dois encontros presenciais: em 25 de setembro, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, e em 15 de outubro, em Brasília, na Pré-COP.

Após cada etapa presencial, reuniões virtuais com todas as Partes, observadores e grupos da sociedade civil vão aprofundar o debate.

Leia Mais

  • Presidente da COP30 divulga 5ª carta oficial, com foco em vulneráveis

    Presidente da COP30 divulga 5ª carta oficial, com foco em vulneráveis

  • COP30 quer fazer de Belém um "ritual de transição climática"

    COP30 quer fazer de Belém um “ritual de transição climática”

  • Negligência ameaça tornar COP30 menos inclusiva, diz Observatório do Clima

    Negligência ameaça tornar COP30 menos inclusiva, diz Observatório do Clima

Além das NDCs, as consultas devem abordar temas mandatados como a Meta Global de Adaptação, o Programa de Transição Justa e o acompanhamento do Balanço Global.

Também entrarão em pauta tópicos levantados em Bonn, como financiamento climático, sinergias entre clima e biodiversidade, implementação das metas de desmatamento zero até 2030 e a aceleração da transição energética.

Segundo o embaixador, o objetivo é evitar atrasos e ampliar as chances de consensos em Belém. “A COP30 deve ser lembrada como o momento em que o mundo escolheu a unidade em vez da divisão, a ação em vez da procrastinação e o legado em vez da inércia (…) A COP30 não é sobre a Presidência da COP30 nem sobre nossas delegações individualmente. A COP30 diz respeito ao trabalho coletivo que todos precisamos realizar. Diz respeito às gerações presentes e futuras.”, escreveu.

Mudança de tom

A sexta carta da Presidência da COP30, divulgada nesta terça-feira (19), marca uma virada no tom das comunicações oficiais da conferência do clima.

O documento coloca no centro do debate a insuficiência das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), a urgência de enfrentar o futuro dos combustíveis fósseis e o compromisso de zerar o desmatamento até 2030 — todos temas de alta sensibilidade política e que não estão na agenda formal de negociação.

O presidente designado da COP30, André Corrêa do Lago, afirmou que o processo precisa dar uma resposta clara ao desafio das metas nacionais.

Segundo ele, “a COP30 deve responder a como nossas contribuições nacionalmente determinadas (NDCs), em conjunto, prometem efetivamente à humanidade um futuro seguro, próspero e sustentável”

A carta também trata de pontos fora da agenda oficial, mas que concentram expectativa da comunidade internacional, como a transição energética global.

O texto cita a necessidade de “triplicação da capacidade de energia renovável global, a duplicação da taxa média anual global de melhoria da eficiência energética e a transição para afastamento dos combustíveis fósseis nos sistemas de energia, de forma justa, ordenada e equitativa” .

 

You Might Also Like

Idosos com 60 anos podem ser beneficiados com gratuidade em transportes públicos; entenda

Ângelo Almeida lamenta a manifestação na frente da BYD: “Não é pertinente”

“Candidato tem que mostrar viabilidade”, diz Ciro Nogueira sobre Caiado 

Canteiro de obras pega fogo próximo a estação de metrô do DF

Unicamp libera consulta aos locais de prova da 1ª fase 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Raducanu recusa tratamento para picadas de insetos por medo de doping 

10 de janeiro de 2025
Jaques Wagner ressalta soberania nacional antes de embarcar para os EUA
Homem é preso após arrastar mulher pelos cabelos no interior de SP 
Pacote fiscal exacerbou preocupações e contribuiu para decisão do BC, diz Garman ao WW 
Nova virada? Palmeiras reverteu placar das últimas três finais de Paulistão 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?