Negociadores passaram a madrugada deste sábado (22) em busca de consenso final; proposta brasileira para fim da dependência dos combustíveis fósseis ficou fora do acordo Internacional, COP30 CNN Brasil
O texto final da 30ª Conferência do Clima, realizada este ano no Brasil, foi aprovado neste sábado (22). O acordo foi divulgado pela manhã e restava a aprovação na plenária de encerramento.
A proposta brasileira de transição para o fim dos combustíveis fósseis, o “mapa do caminho”, não entrou no balanço final, mesmo sendo apoiada por mais de 80 países. Ela enfrentou forte resistência de produtores de petróleo, especialmente a Arábia Saudita.
Mais cedo, o presidente da 30ª edição da Conferência do Clima, André Corrêa do Lago, disse que a ação será uma iniciativa brasileira a parte. A informação já havia sido adiantada por fontes que participaram das reuniões na madrugada à CNN Brasil.
Negociadores do alto escalão passaram a madrugada discutindo os principais pontos para chegar a um consenso final. Após horas de debate, a presidência da Conferência do Clima marcou plenárias de encerramento a partir das 10h.
Impasses no acordo
Um dos principais impasses nas negociações recaiu sobre a inclusão do “mapa do caminho” para o fim da dependência dos combustíveis fósseis na declaração final do evento.
A proposta brasileira, que contou com o apoio de mais de 80 países, enfrentou significativa resistência de nações produtoras de petróleo, em especial a Arábia Saudita. O argumento é que qualquer menção aos combustíveis fósseis pode comprometer o desenvolvimento econômico de diversas nações produtoras e dependentes da commodity.
Na sexta (21), a presidência da COP30 divulgou um novo rascunho da decisão final da conferência. O texto retirou a proposta de criação do plano de transição para a eliminação gradual do uso de combustíveis fósseis – informação confirmada neste sábado por Corrêa do Lago.
Governos, sociedade civil, povos originários e especialistas apontam que, para romper ciclos de desigualdade e destruição ambiental, é preciso combinar ciência, justiça climática, financiamento adequado e participação efetiva de quem vive nos territórios mais afetados.
Extensão do evento
Iniciada no dia 10 de novembro, a COP30 deveria ter terminado na última sexta-feira (22).
É comum que as COPs se estendam além do encerramento previsto, e as edições mais recentes realizadas em outros países também precisaram de mais dias para concluir o acordo final, principalmente devido à dificuldade de se chegar a um consenso.

