Embarcação não emite poluentes e prestará apoio a quatro cooperativas de catadores de lixo da cidade Pará, Barcos, COP30, Hidrogênio verde, Itaipu, Meio ambiente, Sustentabilidade CNN Brasil
O primeiro barco movido 100% a hidrogênio verde do Brasil foi inaugurado durante a COP30 e será utilizado para fazer a coleta seletiva de lixo em Belém, capital do Pará. O veículo transforma a água do rio em hidrogênio para sua própria propulsão.
Feito de alumínio, o barco pesa 1,5 tonelada e tem capacidade de carga de 9 toneladas, com 9,5 m de comprimento por 3 m de largura, além de possuir um sistema fotovoltaico de energia solar integrado. O veículo não emite ruídos nem poluentes, e o único resíduo gerado pelo motor a hidrogênio é água pura.
A embarcação entregue pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec faz parte de um conjunto de iniciativas da empresa como parte dos investimentos do governo do Brasil na organização da COP30.
“Com esse barco, temos algo que o mundo inteiro está buscando, que é um meio de transporte que não polui e que, em Belém, vai ajudar os trabalhadores e trabalhadoras que atuam com material reciclável”, disse o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.
A empresa possui um convênio com a prefeitura de Belém e com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), da Universidade Federal do Pará (UFPA), que prevê ações de educação ambiental e de estruturação da coleta seletiva na capital paraense.
O barco ficará sob responsabilidade da Fadesp e prestará apoio a quatro cooperativas de catadores de lixo de Belém.
COP30 em Belém: o significado para o Brasil em sediar o encontro

