Segundo apuração de Tainá Falcão, no Bastidores CNN, Secom afirma que escolha da hospedagem foi baseada em critérios técnicos de segurança, economia e logística, mas não revela número total de hóspedes Pará, -transcricao-de-videos-, Clima, COP30, economia, Luiz Inácio Lula da Silva, Meio ambiente, politica CNN Brasil
A diária por pessoa na embarcação que servirá de hospedagem durante a COP30, em Belém, custará R$ 2.700. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), que mantém sob sigilo o número total de ocupantes por questões de segurança. Os bastidores são da jornalista Tainá Falcão, ao Bastidores CNN.
A embarcação, operada pela empresa Icotur Transporte e Turismo, foi escolhida para acomodar Lula e Janja da Silva durante o evento. Segundo a Secom, o valor médio de R$ 2.647 por pessoa representa uma alternativa mais econômica em comparação com outras opções disponíveis na cidade, incluindo hotéis.
Critérios de escolha e transparência
“O que a Secretaria de Comunicação da Presidência alega é que a hospedagem do presidente para a COP30 foi definida com base em critérios técnicos de segurança, de economia e de logística”, conta Falcão. A Secom ressalta que todas as decisões seguem um planejamento antecipado e prezam pela transparência, embora alguns detalhes permaneçam reservados aos órgãos oficiais por motivos de segurança.
Em nota, a secretaria informou que, desde 2023, os valores referentes à hospedagem estão disponíveis para consulta pública através do portal GOV.br, na seção da Casa Civil, em conformidade com um acordo estabelecido com o Tribunal de Contas da União.
A não divulgação do número exato de hóspedes na embarcação é justificada pela preocupação com possíveis manifestações ou tentativas de ataques, segundo a avaliação da equipe de segurança: “A divulgação das despesas podem colocar em risco a segurança do Presidente da República. […] O sigilo em parte é colocado sob reserva, apenas para os órgãos oficiais”, afirma a jornalista.

