Ministro afirma que Brasil inova ao apresentar propostas concretas, como o TFF e o mercado internacional de carbono Macroeconomia, CNN Brasil Money, Fernando Haddad, Ministério da Fazenda CNN Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (10) que o Brasil está inovando ao apresentar propostas concretas e completas na COP30, e que a expectativa é de que o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFF) ultrapasse US$ 10 bilhões durante a presidência brasileira da conferência.
“Considero essa COP talvez a mais pragmática de todas as COPs. O Brasil resolveu inovar, apresentando propostas concretas. A primeira é o TFF, que recebe aportes de investidores, países e empresas, e utiliza o lucro das operações para remunerar as florestas em pé”, disse Haddad em entrevista ao programa Bastidores, da CNN Brasil.
Segundo o ministro, o fundo conta atualmente com US$ 5,5 bilhões, e a meta é dobrar esse montante ao longo da presidência brasileira da COP.
Haddad destacou ainda outras duas propostas brasileiras que considera estratégicas: a criação de um mercado internacional de carbono e o avanço da chamada “super taxonomia”, que deve orientar investimentos sustentáveis.
“Acredito que essa segunda ideia, a coalizão em torno do mercado internacional de carbono, tem condições de angariar muito mais apoio e recursos”, afirmou.
O ministro disse também esperar que a Alemanha anuncie o valor de seu apoio financeiro ao fundo até o fim deste ano.

