Espaço será ponto encontro entre comunidade brasileira e internacional para discutir o enfrentamento da crise climática Pará, -agencia-cnn-, COP30, ONU (Organização das Nações Unidas) CNN Brasil
Interessados em participar da programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) já podem enviar propostas para os painéis dos Pavilhões Brasil. O prazo começou nesta segunda-feira (11) e vai até 30 de agosto.
As atividades selecionadas farão parte da programação nas zonas Azul e Verde da conferência, que será realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro. O formulário para inscrições está disponível aqui.
A iniciativa é uma das formas de participação da sociedade no evento e a coordenação será feita pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em parceria com outros órgãos do governo federal.
Os pavilhões irão reunir a comunidade brasileira e internacional para diálogos sobre a emergência climática, os 30 objetivos estratégicos da Agenda de Ação, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) e o Plano Clima. Também estão previstos atos culturais e exposições sobre as temáticas da conferência.
Na Zona Azul, os debates se concentrarão na implementação da NDC do Brasil no âmbito do Acordo de Paris, em um contexto de cooperação internacional.
Já a Zona Verde será voltada a questões domésticas, com foco na execução do Plano Clima, que guiará as ações nacionais de enfrentamento à mudança do clima até 2035.
Os eventos nos Pavilhões Brasil ocorrerão das 10h às 18h, com duração máxima de 50 minutos cada. Veja o guia com orientações gerais para elaboração e envio de propostas.
As propostas devem indicar o eixo temático, a data provável de realização e as instituições participantes, como debatedoras e moderadoras, buscando garantir pluralidade de visões e diversidade de vozes.
Devido à alta demanda, este ano será permitido o envio de, no máximo, uma proposta por instituição para cada Pavilhão, uma para a Zona Azul e outra para a Zona Verde.

