Área oficial da conferência abrigará negociações climáticas e deve receber até 150 pavilhões institucionais no Parque da Cidade Pará, -agencia-cnn-, Amazônia, Belém, COP30, Sustentabilidade CNN Brasil
As organizações interessadas em participar da COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA), já podem manifestar interesse em montar pavilhões e escritórios na Blue Zone — área oficial da conferência.
O edital de Manifestação de Interesse (EOI) está aberto e o prazo para envio das propostas vai até o dia 2 de julho de 2025.
A Blue Zone é o espaço mais estratégico da COP, administrado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
É nela que ocorrem as principais negociações diplomáticas e técnicas entre os países, reunindo lideranças globais, representantes de governos e organizações observadoras.
Segundo a organização do evento internacional, apenas países membros da UNFCCC e entidades credenciadas como observadoras podem participar do processo de manifestação de interesse.
Sustentabilidade e infraestrutura
Sediada no Parque da Cidade, a infraestrutura da Blue Zone foi planejada para garantir sustentabilidade, inclusão e integração entre os participantes. Serão aproximadamente 160 mil m² de área funcional dentro de um perímetro de segurança de 240 mil m².
A expectativa é que a área receba entre 100 e 150 pavilhões institucionais, além de mais de 25 mil m² dedicados a escritórios de delegações.
“Todos os escritórios e pavilhões vão prover para as delegações a estrutura necessária para que desenvolvam seus trabalhos e apresentem a agenda de seus países durante a Conferência”, afirmou o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia.

Pacotes modulares disponíveis
As organizações credenciadas poderão escolher entre três tipos de pacotes modulares para seus pavilhões:
* Bronze Package
* Silver Package
* Gold Package
Todos os pacotes incluem itens essenciais como piso, iluminação, mobiliário e fornecimento de energia elétrica. Também será possível contratar serviços adicionais — como equipamentos audiovisuais, buffet, limpeza e suporte logístico — diretamente pelo portal do expositor da COP30.
Como participar
A manifestação de interesse deve ser enviada até 2 de julho de 2025 por meio de formulário online. Dúvidas e informações adicionais podem ser esclarecidas pelo e-mail: bluezonepavilions@cop30.br.
“É uma área em que os participantes gostam muito de transitar. Você vê em um mesmo espaço diferentes soluções ambientais, educacionais, diferentes ações sendo realizadas no mundo todo. Então, oportunizar isso é interessante. E ter isso na nossa capital, na cidade de Belém, para que todos possam compreender de fato, viver e perceber o que é a Amazônia, é precioso”, disse coordenadora do Núcleo COP30 do Pará, Brenda Maradei.
A COP30 deve reunir mais de 60 mil pessoas na capital paraense, entre lideranças internacionais, pesquisadores, juventudes, povos indígenas, representantes do setor privado e da sociedade civil.

