Iniciativa reúne contribuições de mais de 600 crianças de 12 países, reforçando a urgência de incluir as novas gerações nas decisões climáticas Brasil, Clima, COP30, Crianças, crianças e adolescentes, Mudanças climáticas CNN Brasil
Em meio aos debates técnicos, negociações diplomáticas e anúncios de compromissos globais que movimentam a COP30, em Belém, um recado poderoso chega às mesas de decisão nesta segunda-feira (17): a crise climática precisa ouvir quem herdará o planeta.
Mais de 600 crianças de 12 países, de quatro continentes, enviaram suas percepções, preocupações e expectativas sobre o futuro climático da Terra para organizadores da COP30, no Pavilhão de Crianças e Juventudes, na Zona Azul.
Entre agosto e outubro de 2025, a organização Plant-for-the-Planet promoveu diálogos com crianças do Brasil, Chile, Costa Rica, Camarões, Alemanha, Índia, México, Nepal, Nigéria, Paquistão, Sri Lanka e Uganda.
O resultado é um vídeo que chega oficialmente à COP30, com mensagens que combinam esperança, indignação e urgência e que trazem um pedido unânime: “Nada sobre nós, sem nós.”

Participação no Balanço Ético Global
As contribuições infantis passam a integrar as consultas do Balanço Ético Global (BEG), iniciativa lançada pela presidência brasileira da COP30 para discutir as dimensões morais e éticas da crise climática.
Embora o processo mencionasse jovens, as crianças ainda não tinham sido incluídas oficialmente, lacuna preenchida pela mobilização.
“A infância está na linha de frente da emergência climática: são as mais afetadas e também fortes agentes de mudança. Ouvi-las não é opcional, é uma necessidade moral”, destaca a organização em nota oficial.
Representação na COP30
Durante a COP30, uma delegação com 10 Embaixadores da Justiça Climática de Belém representará as crianças envolvidas no projeto. A presença desses jovens simboliza a união entre ativismo local e responsabilidade global justamente na Amazônia, bioma que concentra parte dos maiores desafios e soluções para o futuro do planeta.
A apresentação contou pela manhã com bate-papo especial entre Marcele, Jovem Campeã Climática da presidência da COP30 e a tarde a expectativa é de conversa com a ministra Marina Silva.
COP30 em Belém: o significado para o Brasil em sediar o encontro

