Conferência para discutir mudanças climáticas tem início nesta segunda-feira (10) oficialmente Brasil, Belém, Clima, COP30, Meio ambiente, Mudanças climáticas CNN Brasil
A COP30 começa oficialmente a partir desta segunda-feira (10) em Belém, capital do Pará. O evento reúne líderes globais, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir o combate às mudanças climáticas.
Quando e onde acontece a COP30?
A COP30 acontece entre 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, capital do estado do Pará. Esta é a primeira vez que uma COP é sediada pelo Brasil – embora tenha sido no Rio de Janeiro, durante a Rio-92, que a ideia da COP nasceu.
Como ocorrem as discussões da COP30?
A COP30 é dividida em dois grandes espaços: a Blue Zone (Zona Azul) e a Green Zone (Zona Verde) — cada uma com objetivos e públicos diferentes.
A Zona Azul é o centro diplomático da conferência. É nesse espaço que ocorrem as negociações oficiais, as plenárias da Cúpula de Líderes, as reuniões multilaterais e os eventos dos pavilhões nacionais. A área tem acesso restrito a delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada.
É na Blue Zone que são definidos os rumos das políticas climáticas internacionais, com decisões que influenciam a economia verde, o uso de recursos naturais e as metas de redução de emissões.
A Zona Verde é o espaço aberto ao público, voltado para a sociedade civil, empresas, instituições públicas e organizações não governamentais (ONGs). O local de acesso livre será palco de palestras, feiras, exposições, shows, apresentações culturais e debates sobre sustentabilidade, com foco em educação ambiental e engajamento social.
O que é a COP e como ela surgiu?
A sigla COP se refere ao termo em inglês Conference of Parties, ou seja, Conferência das Partes.
Ela teve início em 1992, durante a Rio-92, quando foi assinada a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que inaugurou a atuação multilateral para combater o aquecimento global e criou a COP como órgão responsável para tomar decisões e implementar compromissos assumidos pelos países em relação ao tema.
Atualmente, 198 países participam da UNFCCC. Desde 1995, as nações se reúnem anualmente na COP – com exceção de 2020, durante a pandemia de Covid-19 – para discutir propostas e avaliar as ações dos países contra as mudanças climáticas.
Qual a importância para o Brasil de sediar a COP30?
A realização da COP30 em Belém do Pará representa para o Brasil uma oportunidade de protagonismo no cenário global de combate às mudanças climáticas. A conferência tem o potencial de impulsionar uma transformação estrutural no país, principalmente do bioma amazônico, apontando o desenvolvimento econômico e social mais sustentável.
Ao sediar o evento, o Brasil ganha visibilidade internacional para apresentar suas iniciativas de preservação ambiental e liderar as discussões sobre soluções inovadoras para os desafios climáticos, desde a preservação da Amazônia até a transição energética, setor em que o país é referência mundial.
Além do impacto na agenda ambiental, a COP30 pode gerar um legado econômico significativo para o Brasil, com investimentos expressivos.
COP30 em Belém: o significado para o Brasil em sediar o encontro

