Fifa estuda ampliar Mundial de Clubes de 32 para 48 participantes Futebol Internacional, CNN Esportes, Fifa, Futebol internacional, Mundial de Clubes CNN Brasil
A Fifa avalia aumentar de 32 para 48 o número de participantes no Mundial de Clubes a partir de 2029. A informação é do jornal The Guardian.
O novo formato com 32 clubes estreia neste sábado, nos Estados Unidos, com Inter Miami x Al Ahly. Mas a entidade já admite que o modelo atual pode não comportar todos os campeões e grandes clubes do cenário mundial.
Com o limite de dois times por país (exceto Brasil, com quatro, e EUA, com três), ficaram fora do torneio clubes como Liverpool, Barcelona, Arsenal e Milan — todos de destaque recente na Europa.
O plano da Fifa é iniciar uma rodada de conversas com clubes e confederações após o torneio deste ano. A ampliação acompanharia o movimento feito nas Copas do Mundo masculina (2026) e feminina (2031), que também terão 48 participantes.
O secretário-geral da Fifa, Mattias Grafstrom, disse ao The Athletic que todas as possibilidades estão em discussão: “Acreditamos no futuro desta competição”.
Veja a lista de técnicos que estão no Mundial de Clubes 2025