Trama focada na música sertaneja terá uso de IA vai substituir “Dona de Mim” em janeiro Entretenimento, #CNNPop, Globo, Novela, Televisão CNN Brasil
O universo sertanejo será o centro da próxima novela das 7, “Coração Acelerado“, que substituirá “Dona de Mim” a partir de janeiro de 2026. A trama, protagonizada por Filipe Bragança, Isadora Cruz e Isabelle Drummond, terá trilha sonora com composições próprias e até uso de inteligência artificial, segundo as primeiras informações divulgadas pela Globo.
Veja o que se sabe até agora de “Coração Acelerado”, a nova novela das 7:
Qual a história de “Coração Acelerado”?

“Coração Acelerado” promete ser uma comédia romântica musical com foco na força das mulheres na música sertaneja. A cantora e compositora Agrado Garcia (Isadora Cruz), que cresceu participando da caravana na qual a mãe se apresentava com outros cantores pelo interior do Brasil, sonha com uma carreira de sucesso e tem cada vez mais esperança ao ouvir a ascensão de nomes como Marília Mendonça, Maiara e Maraísa e Simone e Simaria, em um gênero musical dominado por vozes masculinas.
Ainda criança, Agrado conhece João Raul (Filipe Bragança), que também sonha em ser cantor, em um concurso de uma rádio do interior de Goiás. Ela precisa abandonar o concurso antes da hora e deixa com ele sua medalhinha de Santa Cecília, recebendo em troca uma pulseira com as iniciais do garoto.
O tempo passa e João Raul se torna um grande astro sertanejo, que resolve usar as redes sociais para procurar a “garota do seu passado”. A publicação viraliza na internet e chega à influenciadora digital Naiane Sampaio (Isabelle Drummond), com quem o cantor tinha um romance. Enquanto ela fica revoltada, João e Agrado se reaproximam, mas demoram para saber que já se conhecem – o que causará conflitos até que possam viver um romance.
Trilha sonora própria

Além das músicas comerciais, “Coração Acelerado” terá canções próprias em sua trilha sonora para dar identidade musical à trama e suas personagens. Uma equipe de composição viajou para Goiás para uma imersão no universo em que se passa a história, e “song camps” (encontros criativos entre compositores de diversas regiões do país) estão sendo realizados em Goiânia e no Rio de Janeiro. Mais de 40 músicas estão sendo avaliadas e selecionadas pelo time musical da Globo, junto à direção de “Coração Acelerado”.
“A novela terá, em sua sonoridade, a cara do centro-oeste, Goiás, suas palavras, seus ritmos, sua cultura contemporânea. O público pode esperar uma viagem sonora de lembranças e paixões, conduzida por uma trilha romântica, com boas surpresas, além da memória dos clássicos sertanejos”, promete o diretor artístico, Carlos Araujo, no material de divulgação da Globo.
O elenco vem fazendo preparação musical com aulas intensivas de canto e violão, além de treinamento corporal e acompanhamento fonoaudiológico.
Uso de IA
A produção da novela também faz testes com o uso de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a voz de Agrado Garcia, unindo o timbre de Isadora Cruz, captado em estúdio, ao de uma cantora responsável pela interpretação das músicas da personagem (nome ainda não divulgado), evitando o uso de dublagem em cenas como shows, por exemplo.
Autoras experientes em novelas com música

As autoras Izabel de Oliveira e Maria Helena Nascimento falam da inspiração para escrever uma novela focada na música sertaneja. “Identifico o sertanejo como o gênero mais parecido com novela no universo da música. As canções sempre contam uma história de amor, falam de sentimento, são populares, comunicam imediatamente. Eu tinha uma certa fascinação por isso”, revela Izabel, que também escreveu “Cheias de Charme” (2012) e “Verão 90” (2019), que tinham temáticas musicais em seus núcleos.
Autora de “Rock Story” (2016), Maria Helena agora se debruça no sertanejo. “A trama traz um sertanejo mais moderno, mostra o Centro-Oeste pujante e rico em cultura. Estamos mergulhadas nesse universo, com apoio de diferentes áreas. O departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Artístico da Globo promoveu um ciclo de conversas em que pudemos trocar com diversos cantores do sertanejo. Fizemos uma pesquisa intensa em Goiânia, e estamos contando com um suporte muito grande da TV Anhanguera, afiliada da região”, detalha.
Jade Picon viverá vilã em novo formato de novelas da Globo; entenda

