By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Coreia do Sul adia julgamento de impeachment após Yoon não comparecer 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Coreia do Sul adia julgamento de impeachment após Yoon não comparecer 
outros

Coreia do Sul adia julgamento de impeachment após Yoon não comparecer 

Última atualização: 14 de janeiro de 2025 06:53
Published 14 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Próxima sessão de julgamento está marcada para quinta-feira (16), se o presidente fastado não comparecer, o processo seguirá com a equipe jurídica
Este conteúdo foi originalmente publicado em Coreia do Sul adia julgamento de impeachment após Yoon não comparecer no site CNN Brasil.  Internacional, Ásia, Coreia do Sul, Impeachment CNN Brasil

Contents
Coreia do Sul: Yoon Suk Yeol enfrenta segunda tentativa de prisão com novo planoPresidente afastado da Coreia do Sul é apoiado por jovens conservadoresTribunal sul-coreano reemite mandado de prisão para presidente afastado

O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul adiou a sessão de abertura do julgamento de impeachment do presidente afastado, Yoon Suk Yeol, em poucos minutos nesta terça-feira (14), depois que o líder não compareceu ao tribunal.

Um advogado que aconselha Yoon informou que o presidente, que está em uma vila na encosta de uma colina em Seul há semanas, não compareceria, alegando que uma tentativa das autoridades de detê-lo impediu Yoon de expressar sua posição no julgamento.

A próxima sessão de julgamento está marcada para quinta-feira (16) e se Yoon também não comparecer, os procedimentos do julgamento prosseguirão com sua equipe jurídica representando-o, afirmou o juiz chefe interino, Moon Hyung-bae.

  • Coreia do Sul: Yoon Suk Yeol enfrenta segunda tentativa de prisão com novo plano

    Coreia do Sul: Yoon Suk Yeol enfrenta segunda tentativa de prisão com novo plano

  • Presidente afastado da Coreia do Sul é apoiado por jovens conservadores

    Presidente afastado da Coreia do Sul é apoiado por jovens conservadores

  • Tribunal sul-coreano reemite mandado de prisão para presidente afastado

    Tribunal sul-coreano reemite mandado de prisão para presidente afastado

Fora do tribunal, um dos advogados do presidente afastado, Yoon Kab-keun, declarou que o ele decidiria se iria ao tribunal pessoalmente na quinta-feira após discussões sobre sua estratégia de defesa.

O Tribunal Constitucional deve decidir dentro de 180 dias se remove Yoon do cargo ou restaura seus poderes presidenciais.

Ele também enfrenta uma investigação criminal por suposta insurreição, com autoridades buscando executar um mandado de prisão após ignorar intimações para comparecer para interrogatório.

“Um mandado legítimo deve existir, e… deve ser legalmente apresentado e executado”, o que não significa “pular cercas ou danificar propriedades sem apresentar um mandado”, expressou o advogado, repetindo que o atual mandado de prisão era inválido.

A declaração de lei marcial de Yoon em 3 de dezembro, retirada após cerca de seis horas, mergulhou uma das democracias mais vibrantes da Ásia em um período de turbulência política sem precedentes.

O chefe de gabinete do chefe de Estado afastado, Chung Jin-suk, declarou nesta terça-feira (14) que o escritório de Yoon pode consultar as autoridades investigadoras para evitar um conflito durante a execução do mandado de prisão contra ele.

O líder poderia ir a um terceiro local fora de sua residência, ou uma visita à sua casa poderia ser organizada para que as autoridades investigadoras pudessem interrogar Yoon, falou Jin-suk.

Autoridades investigativas, incluindo o Escritório de Investigação de Corrupção para Oficiais de Alto Nível (CIO) e a polícia, receberam um mandado de prisão reemitido de um tribunal sul-coreano após a primeira tentativa de deter o sul-coreano para interrogatório ter falhado devido a um impasse com oficiais de segurança presidencial no início deste mês.

O CIO, a polícia e o Serviço de Segurança Presidencial (PSS) se reuniram neta terça-feira (14) para discutir a execução do último mandado de prisão, relataram oficiais em um comunicado.

Na reunião, a polícia e o CIO pediram cooperação ao PSS para executar o mandado de forma pacífica e segura, e estavam aguardando uma resposta.

O Ministério da Defesa contou que as forças militares encarregadas da segurança presidencial não seriam mobilizadas em relação à execução do mandado de Yoon.

Em meio ao caos político da Coreia do Sul, a Coreia do Norte lançou vários mísseis balísticos de curto alcance nesta terça-feira, coincidindo com uma visita a Seul do Ministro das Relações Exteriores japonês, Takeshi Iwaya, e menos de uma semana antes do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tomar posse.

Os legisladores sul-coreanos, após serem informados pelo Serviço Nacional de Inteligência, pontuaran na segunda-feira (13) que os recentes testes de armas do Norte visavam, em parte, “exibir seus ativos de dissuasão dos EUA e chamar a atenção de Trump”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Coreia do Sul adia julgamento de impeachment após Yoon não comparecer no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Débora Santana pede afastamento da Câmara Municipal após filho atropelar corredor Emerson Pinheiro

Tarcísio já é tratado como candidato a presidente no lugar de Bolsonaro; entenda

Sinner chora e desiste da final de Cincinnati; veja momento 

STJ rejeita pedido de Oruam para devolver bens apreendidos 

Entenda a decisão de Flávio Dino que suspende efeitos da Lei Magnistky no Brasil

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

João Silva sobre Faustão: “Meu pai é um cara muito forte” 

8 de agosto de 2025
Salvador terá semana com chuvas frequentes e céu parcialmente nublado 
Qual será o jogo de estreia do Mundial de Clubes da Fifa? Confira 
CNN é alvo de montagem com falsa entrevista de Pablo Marçal 
VW Nivus GTS é (bem) mais rápido com 1.4 TSI, mas não é tão completo
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?