Timão disputou dez partidas em 27 dias no começo da temporada
Este conteúdo foi originalmente publicado em Corinthians acumula sequência positiva em maratona de jogos no site CNN Brasil. Corinthians, Campeonato Paulista, CNN Esportes, Futebol brasileiro CNN Brasil
O Corinthians vive uma verdadeira maratona de jogos no começo da temporada de 2025. Em um mês e sete dias de temporada, a equipe comandada por Ramón Díaz já teve a pré-temporada e mais dez jogos disputados no Campeonato Paulista.
A estreia do Timão foi no dia 16 de janeiro, em Bragança Paulista, contra o Red Bull Bragantino. Menos de um mês depois, na última quarta-feira (12), o Corinthians recebeu o Santos na Neo Química Arena e completou seu décimo jogo em 27 dias. Sendo assim, o Timão disputa uma partida a cada 2,7 dias.
“No Campeonato Paulista, o tempo mínimo entre uma partida e outra para um clube é geralmente de 72 horas (3 dias). Esse intervalo é estabelecido para garantir um descanso adequado aos jogadores e evitar sobrecarga física. No entanto, em casos excepcionais, como agendas apertadas ou reprogramações, esse período pode variar, mas 72 horas é o padrão mais comum”, explicou Carlos André De Freitas Lopes, Advogado Desportivo com mais de 20 anos de experiência.
Sendo assim, o Corinthians faz uma maratona sem respeitar o tempo mínimo entre as partidas. A responsabilidade do calendário, claro, é da Federação Paulista de Futebol e o clube do Parque São Jorge, assim como qualquer outro da competição, poderia entrar na Justiça Desportiva ou em contato direto com a FPF para aumentar o intervalo entre os jogos.
“Se um clube for forçado a jogar com um intervalo menor que o recomendado (72 horas), ele pode recorrer à Justiça Desportiva ou à própria FPF para contestar a decisão, alegando prejuízo competitivo ou risco à integridade física dos atletas. Em casos extremos, o clube pode até solicitar o adiamento da partida, mas isso depende da análise da entidade organizadora”, explicou.
“Se o clube aceitar jogar sem contestar, não há punição direta, mas ele pode sofrer consequências indiretas, como desgaste físico dos jogadores e possível queda de desempenho. A punição, quando ocorre, é mais direcionada à entidade organizadora por má gestão do calendário, e não ao clube”, finalizou.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Corinthians acumula sequência positiva em maratona de jogos no site CNN Brasil.