Maria Angela de Souza Ocampos afirma que é a nova presidente do Conselho Deliberativo, no lugar de Romeu Tuma Júnior Corinthians, Augusto Melo, CNN Esportes, Futebol brasileiro CNN Brasil
A política do Corinthians ganhou mais um capítulo neste sábado (31). Augusto Melo diz estar de volta à presidência do clube paulista, após aliada ascender ao cargo de mandatária do Conselho Deliberativo e anular processo de impeachment.
Maria Angela de Souza Ocampos assumiu a presidência apoiada na Comissão de Ética do Corinthians, que determinou o afastamento de Romeu Tuma Júnior do cargo no dia 9 de abril. Dessa forma, ela alega que todas as decisões posteriores ao ocorrido devem ser anuladas.
Determino, no pleno exercício das minhas funções de presidente do Conselho Deliberativo: 1) a suspensão dos efeitos de todos os atos irregularmente praticados pelo senhor presidente do Conselho Deliberativo, senhor Romeu Tuma Júnior, desde o dia 9 de abril de 2025, data em que foi determinado e se tornou notório o seu afastamento dos exercícios de suas funções, decretando a nulidade inclusive da decisão tomada pelo plenário do Conselho Deliberativo no dia 26 de maio de 2025, relativamente ao afastamento do cargo do senhor presidente da diretoria
Mraria Angela de Souza Ocampos
Ainda que a decisão tenha sido publicada em abril, ela só foi oficializada na última sexta-feira (30). Após confusão no Parque São Jorge, aliados de Augusto Melo invadiram o gabinete para retomar o poder. A Polícia de São Paulo está a caminho do local.
A suposta nova presidente alega que está apta ao cargo porque o vice-presidente, Roberson de Medeiros, está de licença. Angela é 1ª Secretária do Conselho Deliberativo do Corinthians.
Romeu Tuma, por sua vez, questionou a decisão. Em contato com a CNN, o então presidente do Conselho Deliberativo afirma que Augusto Melo está tentando dar um golpe no Corinthians.
“Tentativa de Golpe institucional perpetrado por um ex-Presidente afastado por um processo legítimo que tramitou dentro das regras estatutárias e convalidado pela Justiça. Lamento profundamente que até hoje, o ex-presidente que já foi indiciado pela Polícia por diversos crimes, dentre os quais ter furtado o Corinthians, consiga junto com alguns seguidores aloprados, continuar a manchar a história centenária e democrática do SCCP. Golpistas não passarão!!!”, disse.
A Comissão de Ética do Corinthians decidiu afastar Romeu Tuma Júnior por “comandar o Conselho de forma parcial e também de prejudicar a imagem do clube com declarações públicas”.