Após auditoria, conselho do clube vai apurar caso sobre a Nike Corinthians, CNN Esportes, Futebol brasileiro CNN Brasil
Na tarde desta segunda-feira (17), Osmar Stabile, presidente do Corinthians, entregou o relatório da auditoria sobre o desvio de material esportivo fornecidos ao clube do Parque São Jorge pela Nike ao Conselho Deliberativo.
Em nota oficial, Romeu Tuma Júnior, presidente do CD do Timão, afirmou que encaminhou o relatório de 94 páginas à Comissão de Justiça do clube. O processo será acompanhado pela Comissão de Ética.
O documento mostra que o almoxarifado do Parque São Jorge viveu uma espécie de sucateamento entre 2024 e 2025, além do não lançamento de notas fiscais e materiais em condições ruins para as equipes da base do clube.
Veja nota de Osmar Stabile
“O Sport Club Corinthians Paulista informa que o Presidente da Diretoria, Osmar Stabile, entregou à Presidência do Conselho Deliberativo o relatório da auditoria interna dos estoques e processos de gestão de materiais esportivos fornecidos pela Nike ao clube referentes aos anos de 2024 e 2025, solicitando que as Comissões do CD realizem a devida análise e apuração dos fatos.
A auditoria interna foi conduzida a partir de determinação da Presidência da Diretoria, nos meses de setembro e outubro de 2025, nos almoxarifados do CT Dr. Joaquim Grava e do Parque São Jorge.”
Veja nota de Romeu Tuma Jr.
“A Presidência do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista informa que recebeu da Presidência da Diretoria o relatório da auditoria interna dos estoques e processos de gestão de materiais esportivos fornecidos pela Nike ao clube.
De imediato, o Presidente do CD, Romeu Tuma Júnior, o encaminhou à Comissão de Justiça para análise e apuração dos fatos. O trabalho será acompanhado pelo Presidente da Comissão de Ética do CD, visando eventual necessidade de atuação futura do órgão disciplinar.
Seguindo os ritos estatutários, as partes citadas serão ouvidas para que um parecer circunstanciado e conclusivo seja elaborado pela Comissão de Justiça e entregue para deliberação da Presidência do CD.”
Entenda o caso
Uma auditoria interna do Corinthians diagnosticou várias irregularidades em relação á distribuição de materiais esportivos fornecidos pela Nike. O relatório foi entregue para Osmar Stabile, presidente da diretoria, e Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo.
O documento apresenta diversas anormalidades no processo de controle dos materiais encaminhados pela fornecedora de material esportivo. A auditoria identificou um número elevado de retirada de produtos, peças em más condições e higiene precária nos locais de armazenamento.
O período de investigação engloba os mandatos de Augusto Melo e Osmar Stabile. Além da apuração interna, o caso é pauta na Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), vinculada ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil de São Paulo.
Armando Mendonça, vice-presidente do Corinthians, foi colocado como figura central do relatório. Segundo a auditoria interna, o dirigente, responsável pela gestão dos materiais esportivos desde maio deste ano, foi responsável por muitos pedidos de retiradas.

