By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Corte da gasolina deve ajudar a segurar inflação até julho, dizem analistas 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Corte da gasolina deve ajudar a segurar inflação até julho, dizem analistas 
outros

Corte da gasolina deve ajudar a segurar inflação até julho, dizem analistas 

Última atualização: 2 de junho de 2025 18:18
Published 2 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Por outro lado, conta de luz mais cara vai pressionar bolso do consumidor  Macroeconomia, CNN Brasil Money, Conta de luz, Energia elétrica, Gasolina, Inflação, preço dos combustíveis CNN Brasil

Contents
Leia MaisBrasil quer ser líder na transição energética, diz secretárioTermelétrica GNA II começa a gerar energia e pode abastecer 8 mi de casasOPEP+ concorda com novo aumento na produção de petróleo para julhoGasolina X conta de luz

O corte anunciado pela Petrobras no preço da gasolina às distribuidoras nesta segunda-feira (2) deve ter efeito imediato na inflação, com pressão para baixo na variação de preços já perceptível em junho e julho, segundo analistas ouvidos pela CNN.

O Monitor Diário de Inflação da LCA Consultoria Econômica revisou suas projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, deste ano de 5,5% para 5,3%.

Fábio Romão, economista especialista em inflação da casa, destaca, por outro lado, o impacto mais direto na variação dos preços para os meses de junho (revista de 0,37% para 0,25%) e julho (de 0,21% para 0,19%).

Leia Mais

  • Brasil quer ser líder na transição energética, diz secretário

    Brasil quer ser líder na transição energética, diz secretário

  • Termelétrica GNA II começa a gerar energia e pode abastecer 8 mi de casas

    Termelétrica GNA II começa a gerar energia e pode abastecer 8 mi de casas

  • OPEP+ concorda com novo aumento na produção de petróleo para julho

    OPEP+ concorda com novo aumento na produção de petróleo para julho

Com efeito a partir desta terça-feira (3), a redução de 5,6% na gasolina da Petrobras deve ressoar já no IPCA-15 de junho, a prévia da inflação oficial. A LCA prevê uma queda de 1,04% no preço da gasolina neste indicador. Já no IPCA “cheio” do mês, a expectativa é por um recuo maior ainda no combustível, de 2,17%.

Para a prévia de julho, a LCA vê uma baixa de 1,54%, movimento esse que deve arrefecer na divulgação final do mês para retração de 0,4%.

Patricia Andrade, professora de economia da ESPM, ressalta o peso que a gasolina tem para o IPCA, representa cerca de 5% da cesta de produtos e serviços que compõem índice, o que significa que qualquer variação em seu preço tende a influenciar diretamente os dados.

“É importante lembrar que a gasolina também afeta indiretamente diversos setores, já que os combustíveis influenciam os custos logísticos e de transporte em geral”, reforça Andrade.

A Warren Investimentos ressalta em nota que a medida deve ter um impacto direto sobre a inflação. Porém, sinaliza que o alívio para o consumidor vai depender do repasse dos preços nas bombas.

A estimativa é de que cerca de 30% a 35% da queda promovida pela refinaria tende a ser sentida nos postos de combustíveis em junho, segundo análise da estrategista de inflação da Warren, Andréa Angelo.

A aposta de Romão é um pouco mais otimista, apontando que praticamente 50% do corte às distribuidoras deve chegar às bombas.

“Esta queda de 5,6% na refinaria, seria cerca de 2,56% na bomba (IPCA), afetando junho (sobretudo) e julho”, pondera o economista da LCA.

Gasolina X conta de luz

Enquanto o corte na gasolina traz alívio ao IPCA, a conta de luz pressiona oara cima do outro. Para este mês, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu bandeira vermelha patamar 1 na tarifa.

Segundo a agência, o volume de água que chega aos reservatórios está abaixo da média, o que compromete a geração hidrelétrica e pressiona os custos de energia.

Na sexta-feira (30), após o anúncio, Angelo havia indicado que esta sinalização é apenas um prelúdio do que está por vir.

“Sem surpresa a bandeira [vermelha patamar 1], era amplamente esperado, e devemos ver e vermelha 2 no mês que vem [julho]. Ainda vai piorar. Energia será o destaque nos próximos IPCAs“, afirmou a estrategista da Warren.

A especialista em inflação ressalta que para junho — e até para julho, num nível menor —, a gasolina “dá uma ajuda” a controlar a alta dos preços. Porém, avalia que não é suficiente para conter o impacto da alta provocada pela conta de luz.

“Não ameniza em termos práticos, matemáticos. O impacto no bolso do consumidor é maior. Ou seja, em efeito na inflação vai ser maior com a bandeira do que o alívio na bomba”, pontua Angelo.

Tatiana Pinheiro, economista-chefe da Galapagos Capital, aponta que, enquanto o corte da gasolina deve ter um impacto de -0,11 ponto percentual no IPCA de junho, a bandeira vermelha na tarifa de energia elétrica causa aumento 0,13 ponto na inflação deste mês.

“Então, a queda do preço da gasolina quase anula o impacto do aumento da tarifa de energia elétrica com a bandeira vermelha 1”, pontua Pinheiro.

A estimativa da LCA é mais otimista. Ponderando o efeito direto da queda da gasolina junto do impacto redutor na variação anual do etanol, a estimativa da casa é de um impacto de -0,16 ponto no IPCA deste mês por conta do corte da Petrobras.

Enquanto isso, a estimativa é de que a bandeira vermelha tenha repasse de 0,1 ponto na inflação, de modo que o movimento desta segunda anularia o anterior.

Ainda assim, todas as análises convergem num sentido: a inflação anual de 2025 deve fechar por volta de 5%, estourando por o teto de 4,5% da meta perseguida pelo Banco Central (BC), de 3%.

“Portanto, do ponto de vista da política monetária, ainda serão necessárias medidas para trazer a inflação mais próxima do centro da meta”, conclui Patricia Andrade.

Entenda se mais etanol na gasolina pode reduzir preço do combustível

 

You Might Also Like

Trabalhador morre após ser sugado por triturador de madeira no interior da Bahia

GKay realiza procedimento no bumbume web reage: “Deve custar uma casa própria”

Jovem morre após ser espancado em Manaus; suspeita é de homofobia 

Copa do Mundo de Clubes: Só Botafogo pagará imposto de renda por premiação no Brasil

Assessoria dá atualizações sobre estado de saúde de Angela Ro Ro 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Palmer, do Chelsea, revela pedido de familiar para jogo contra o Flamengo 

19 de junho de 2025
Jogador da NBA anuncia nascimento da primeira filha com brasileira 
52,9% das pessoas com HIV no Brasil já sofreram discriminação, diz pesquisa 
Policiais federais criticam competição interna por metas 
Ibama marca vistoria da sonda da Petrobras que vai para Margem Equatorial 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?