By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Corte IDH estabelece obrigações estatais para enfrentar a crise climática
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Corte IDH estabelece obrigações estatais para enfrentar a crise climática
outros

Corte IDH estabelece obrigações estatais para enfrentar a crise climática

Última atualização: 3 de julho de 2025 18:40
Published 3 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) apresentou nesta quinta-feira (3/7) a Opinião Consultiva 32, adotada em 29 de maio de 2025, que estabelece obrigações estatais para a proteção de direitos humanos no contexto da crise climática global.

Contents
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTAConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

A Opinião Consultiva foi solicitada por Chile e Colômbia, em janeiro de 2023. Segundo a Corte, foi o processo mais participativo da história do tribunal – foram apresentadas 260 observações escritas, por 600 atores, incluindo Estados, órgãos internacionais, pesquisadores, membros da sociedade civil e defensores dos direitos humanos.

Em acréscimo às contribuições escritas, foram realizadas três audiências públicas sobre o tema, em 2024: em Bridgetown, capital de Barbados, entre os dias 23 e 25 abril; em Brasília, em 24 de maio; e em Manaus, entre 27 e 29 de maio.

A partir das informações obtidas, os juízes fizeram uma análise fática e normativa sobre as mudanças climáticas nas Américas – as causas, consequências e os impactos aos direitos humanos, principalmente de populações em territórios americanos considerados mais vulneráveis, como Amazônia e ilhas do Caribe.

Também foram observados os avanços internacionais e regionais promovidos por Estados – ou seja, tratados, decisões judiciais e normas que contribuíram para mitigar os danos ao clima.

Diante do que se examinou, o tribunal concluiu que há, de fato, uma emergência climática, causando impacto nos oceanos, na atmosfera, na biodiversidade, vida, saúde, segurança alimentar, segurança hídrica e patrimônio cultural da humanidade.

Os juízes consideraram que, para enfrentar a crise, são necessárias ações urgentes, coordenadas e sob a perspectiva dos direitos humanos por parte dos Estados.

Nessa perspectiva, a Corte listou deveres estatais, como o de assegurar o desenvolvimento progressivo dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais; o de adotar disposições legais nacionais; e de cooperar de boa-fé, levando em consideração suas responsabilidades diferenciadas em relação às causas das mudanças climáticas, suas respectivas capacidades e suas necessidades particulares para alcançar o desenvolvimento sustentável.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

“Os Estados não só devem se abster de causar danos ambientais significativos, mas têm a obrigação positiva de adotar medidas para garantir a proteção, restauração e regeneração dos ecossistemas. Essas medidas devem ser compatíveis com a melhor ciência disponível e reconhecer o valor dos saberes tradicionais, locais e indígenas”, declarou a presidente da Corte IDH, Nancy Hernández López.

Uma das principais inovações apresentadas na Opinião Consultiva foi o reconhecimento da natureza e de seus elementos como sujeitos de direitos.

“O reconhecimento do direito de a natureza manter seus processos ecológicos essenciais contribui à consolidação de um modelo de desenvolvimento verdadeiramente sustentável, que respeite os limites planetários e garanta a disponibilidade dos recursos vitais para as gerações presentes e futuras”, afirmou a juíza López.

O tribunal também interpretou o alcance de direitos ligados à emergência climática, como o direito a um meio ambiente saudável.

“O direito a um meio ambiente saudável tem conotações individuais e coletivas. O direito individual protege a possibilidade de cada pessoa de se desenvolver em um sistema livre de interferências antropogênicas perigosas. Na esfera coletiva, protege o interesse coletivo das gerações presentes e futuras de seres humanos e de outras espécies, com o objetivo de manter um sistema climático apto para garantir seu bem-estar e equilíbrio entre eles”, disse a presidente.

Nancy Hernandéz López ressaltou que as medidas adotadas pela Corte devem se aliar a uma busca de todos os cidadãos americanos por um meio ambiente mais equilibrado e igualitário.

“As evidências que vimos e recebemos durante as audiências e observações escritas nos demonstram que já não há mais margem para indiferença. Esta é uma contribuição do Direito, mas o Direito em si não basta, afinal o êxito depende do que cada um de nós pode fazer”, declarou.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

A composição da Corte para a emissão da Opinião Consultiva 32 foi a seguinte: Nancy Hernández López, presidente (Costa Rica); Rodrigo Mudrovitsch, vice-presidente (Brasil); Humberto Antonio Sierra Porto (Colômbia), Eduardo Ferrer Mac-Gregor Poisot (México), Ricardo C. Pérez Manrique (Uruguai), Verónica Gómez (Argentina) e Patricia Pérez Goldberg (Chile).

Os juízes Nancy Hernández López, Patrícia Perez Goldberg e Humberto Antonio Sierra Porto emitiram votos parcialmente dissidentes. Os juízes Rodrigo Mudrovitsch, Eduardo Ferrer Mac-Gregor Poisot, Ricardo Pérez Manrique e Verónica Gómez apresentaram votos concorrentes. Conforme a Corte IDH, os textos dos votos serão disponibilizados em agosto de 2025.

You Might Also Like

Bola de Ouro define data para divulgação dos finalistas; veja 

Grupo que abastecia DF com drogas usava mulas e central de armazenagem

Japão e Coreia do Sul buscam amenizar impacto das tarifas antes de agosto 

Operação mira ex-miliciano que se aliou ao Comando Vermelho no Rio 

Joelma quebra o silêncio após ser acionada na Justiça por fãs: “Vítima”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Grazi Massafera desabafa sobre o BBB 5: “Me achava loira burra” 

8 de janeiro de 2025
Prêmio do Sindicato dos Figurinistas consagra “Wicked”, “Conclave” e mais 
Voos entre Brasil, Caribe Francês e Europa serão ampliados; saiba detalhes
Ninguém quer assumir lugar dos Estados Unidos, diz Dilma Rousseff 
Empresa de bateria para carros elétricos estreia na bolsa de Hong Kong com maior oferta inicial de ações; veja
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?