Missão de resgate do motorista já dura quatro dias
Este conteúdo foi originalmente publicado em Cratera que engoliu idoso em caminhão no Japão está se expandindo no site CNN Brasil. Internacional, Cratera, Japão, Tóquio CNN Brasil
Na terça-feira (28), parte de um cruzamento rodoviário na prefeitura de Saitama, a cerca de 28,9 quilômetros ao norte da capital do Japão, se abriu.
Um caminhão de três toneladas e o motorista de 74 anos foram engolidos pela cratera, que levou a uma missão de resgate que já dura quatro dias.
O buraco se expandiu para 40 metros de largura — um tamanho quatro vezes maior que o inicial, relatou uma autoridade local à CNN nesta sexta-feira (31).
As autoridades japonesas pediram que centenas de moradores perto de Tóquio saíssem da região devido à expansão da cratera, que dificultou a passagem dos socorristas para alcançar o idoso.
“O interior foi escavado e está ficando maior a cada dia”, explicou um membro da Divisão de Obras de Esgoto da Prefeitura de Saitama.
As equipes de resgate usaram guindastes para levantar parte do caminhão para fora do buraco e enviaram drones para o subsolo, mas não conseguiram se comunicar com o motorista do caminhão desde a terça-feira (28).
As autoridades acreditam que canos de esgoto corroídos podem ter causado a queda da terra.
O vazamento de águas residuais pode ter erodido ainda mais o solo ao redor, ampliando o abismo, disseram.

Um pedido para deixar a aérea foi feito para duzentas famílias desde terça-feira (28), falaram as autoridades locais.
Mais de um milhão de moradores foram orientados a evitar banhos e lavagem de roupas em uma tentativa de reduzir o uso de águas residuais, o que poderia complicar ainda mais os esforços de resgate na área frágil.
A abertura repentina da terra gerou receios entre algumas pessoas na região, que é bastante povoada, sobre o labirinto de canos envelhecidos sob suas casas e empresas.
“Eu moro perto da área e tenho assistido a todas as imagens do noticiário. O momento em que o buraco se alargou foi realmente assustador”, falou um usuário na plataforma de mídia social X.
O Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo contou à CNN nesta sexta-feira (31) que ordenou inspeções de emergência de canos de esgoto semelhantes em Saitama e em seis outras prefeituras, lar de cerca de 39 milhões de pessoas.
Decadência de canos
Os sumidouros são mais comuns em áreas cobertas por rochas como gesso, calcário e outras rochas carbonáticas, já que podem ser naturalmente dissolvidas por águas subterrâneas, segundo o United States Geological Survey (USGS).
Takashi Oguchi, geógrafo da Universidade de Tóquio, falou que buracos são raros no Japão, onde a maioria das estradas é construída em sedimentos fluviais e marinhos não consolidados.
Ele alertou que quando um grande cano de água subterrâneo se rompe, a água vazada pode levar esses sedimentos, criando um sumidouro.

Grande parte da infraestrutura pública do Japão foi construída entre as décadas de 1960 e 1970 durante uma alta econômica após a Segunda Guerra Mundial. Um período em que grande parte de Tóquio foi destruída por bombardeios americanos.
O sistema de esgoto na prefeitura de Saitama tem cerca de 42 anos.
“Teremos mais eventos como esse no futuro porque a deterioração de canos subterrâneos está acontecendo aos poucos, e muitos canos estão localizados abaixo das estradas”, analisou Oguchi.
Reiko Kuwano, professora de engenharia civil da Universidade de Tóquio, apontou que inspecionar canos enterrados profundamente no subsolo é sempre um desafio.
Operação de resgate difícil
No cruzamento de tráfego em Saitama nesta sexta-feira (31), os socorristas correram para alcançar o motorista preso por dias, metros abaixo do asfalto.
A missão tem sido difícil até agora, comentou o oficial da Divisão de Obras de Esgoto à CNN.

Ele disse que o buraco original que derrubou o motorista se fundiu com um segundo sumidouro próximo, resultando na expansão deste.
O motorista estava “enterrado em terra e areia, e se trouxermos equipamentos pesados perto do asfalto, eles podem cair”, expressou o oficial.
Segundo ele, os socorristas estão planejando construir uma rampa para trazer o equipamento pesado por meio de um ângulo.
“Estamos trabalhando duro construindo a rampa e pretendemos concluí-la hoje”, concluiu.
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