By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Crise climática: falta coordenação para problemas sincronizados
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Crise climática: falta coordenação para problemas sincronizados
outros

Crise climática: falta coordenação para problemas sincronizados

Última atualização: 28 de dezembro de 2024 13:00
Published 28 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

No nível da governança e da gestão de agendas temáticas essenciais ao país, é possível observar como determinados impasses, alguns com implicações internacionais, permanecem comprometendo o atendimento eficaz de necessidades graves e urgentes. Falta o “fazer acontecer”, a partir de diagnósticos razoavelmente consensualizados.

No âmbito específico da crise climática global, por exemplo, se abate, sobre a totalidade dos biomas brasileiros, eventos críticos de proporções verdadeiramente dramáticas, com inundações, secas e incêndios escalando ameaças crescentes à biodiversidade natural. Juntos, parecem até mesmo demonstrar uma reação de forte “protesto” da mãe natureza, em sincronia transcendental.

Assine a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas no seu email

Neste contexto, a criação de uma Autoridade Climática passa por rotineiro entra e sai da agenda decisória. Realmente, seriam necessárias mais discussão técnicas e políticas sobre a existência de uma Autoridade responsável por informar a decisão, embora saibamos que a não decisão é, também, uma decisão – inclusive, por vezes precedida de um “empurrar com a barriga” que, como nuvem, se desfaz no tempo.

Ponto fundamental é que com ou sem Autoridade Climática no organograma do governo federal, a questão climática, como muitas outras, estão a requerer um grande aprimoramento nas capacidades de coordenação das interdependências requeridas por parte das múltiplas instituições indispensáveis para encarar, em genuína cooperação para a ação eficaz, problemas mais graves.

As complexidades associadas aos problemas globais, em geral, e brasileiros, em particular, estão a requerer altíssimos níveis das especializações distribuídas, assim como em iguais patamares, das capacidades organizacionais para integrá-las. Isto, em múltiplos planos, no individual, no coletivo de equipes distintas, e no interorganizacional e interinstitucional, sempre alcançando respeitáveis níveis de inclusão da cidadania e dos movimentos sociais, partícipes estratégicos e tático-operacionais, além de beneficiários ou vítimas finais das consequências de decisões e ações importantes.

A coordenação intergovernamental das ações entre os entes federais, estaduais e municipais, assim como a harmonia na interação entre os poderes, deve ser buscada com o máximo esforço e competência aplicada, assim como na horizontalidade e na transversalidade das ações levadas a efeito por variados setores e organizações, públicas e privadas, civis e militares, da administração direta e indireta, concessionárias de serviços públicos ou não.

Portanto, a necessidade da formação de redes organizacionais que solucionem problemas complexos, através das ações de organizações direcionadas para objetivos comuns, é imperiosa. Não faltam, entretanto, complicações relacionadas aos fluxos-chave de recursos financeiros e de informações, além de equipamentos, pessoal e serviços.

As organizações tem seus objetivos e interesses próprios, priorizados nos âmbitos de seus ambientes externos diferenciados. Disputam reconhecimento, notoriedade e legitimação. Protegem suas tecnologias, conhecimentos e métodos e são reticentes, quando não resistentes, ao que lhes exige mudanças. São palco do corporativismo incrustado em suas culturas organizacionais e sujeitas a controles externos que tendem ao excessivo em resposta aos muitos abusos, além de sujeitas às irracionalidades das estruturas e processos padronizados próprios ao setor público.

São muitas as manifestações factuais a exigirem melhorias consideráveis das capacidades de formação e manutenção de redes institucionais e organizacionais.

É o que observamos nos casos das enchentes e deslizamentos urbanos, como exemplificou a recente tragédia no Rio Grande do Sul; como requer a crise de energia elétrica na cidade de São Paulo; como desafia as questões de segurança pública, já no nível do crime organizado e dos atos terroristas; e como revelam as questões do desenvolvimento econômico-social sustentável na Amazônia Legal e da defesa e segurança na região, com as particularidades de sua extensa zona fronteiriça.

Na capacidade de coordenação reside o desafio maior para lidar com os problemas que se nos apresentam recorrentemente e de maneira cada vez mais intensa.

Conselhos de governança, dirigentes, executivos e gerentes devem dar maior atenção ao problema e, portanto, “por tanto” serem cobrados.

You Might Also Like

Moraes segue entendimento de Gilmar Mendes em julgamento sobre foro privilegiado

Coruja! Ivete Sangalo se derrete ao ver filho em percussão da banda Parangolé

Ex-presidente do Vitória, Paulo Carneiro é expulso do Barradão por torcida organizada

Polícia dos EUA é acionada após relatos de ataque a tiros em universidade 

Governo do Estado determina desapropriações em cidades baianas para obras da Embasa; confira

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Ataques cibernéticos sobem 30% no país pós tarifaço; empresa vê hacktivismo 

8 de agosto de 2025
Jair Renan no banco dos réus: Justiça marca início de depoimentos em ação penal
Penetra é expulso de festa de Virginia Fonseca; confira
Ações europeias registram maior salto em mais de duas semanas 
EXCLUSIVO: Justiça revoga prisão de Nanan Premiações e outros investigados na Operação Falsas Promessas
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?