Duelo entre times das Américas garante um troféu na história do vencedor e dá vaga para outra copa, a Challenger Futebol Internacional, CNN Esportes, Copa Intercontinental, cruz azul, Flamengo, Futebol internacional CNN Brasil
O Flamengo estreia na Copa Intercontinental 2025 nesta quarta-feira (10) contra o Cruz Azul, do México, em jogo que vale vaga para semifinal, além de um troféu.
Sim, pode parecer estranho para o torcedor, mas o duelo no Catar é válido pelo Dérbi das Américas, e quem vencer vai levantar uma taça dada pela Fifa.
O Dérbi das Américas foi criado em 2024 pela federação que comanda o futebol mundial e reúne os campeões da Libertadores e da Champions da Concacaf.
Disputado em jogo único, o Dérbi das Américas garante ao vencedor uma vaga na Copa Challenger, equivalente à semifinal do Intercontinental. A Copa Challenger é o duelo do campeão do Dérbi das Américas com o vencedor da Copa África-Ásia-Pacífico.
The quest for #FIFAIntercontinentalCup glory
pic.twitter.com/SFNMiAsnoX
— FIFA Club Football (@FIFACWC) December 10, 2025
Neste ano, o Pyramids, do Egito, levou a melhor na Copa África-Ásia-Pacífico e aguarda pelo vencedor de Flamengo x Cruz Azul.
Em 2024, o Botafogo enfrentou o Pachuca e levou a pior. Os mexicanos levantaram a taça do Dérbi das Américas e também conquistaram a Copa Challenger, após superar o Al-Ahly, do Egito.
O vencedor da Copa Challenger faz a final da Copa Intercontinental com o campeão da Champions League da Europa. O PSG é o atual europeu a “ficar de stand by”, aguardando Flamengo, Cruz Azul ou Pyramids. No ano passado, o Pachuca caiu para o Real Madrid.
Flamengo lidera lista de clubes mais valiosos do Brasil; veja ranking

